Figura do jogo: Salvio cada vez melhor
Tem vindo a reclamar pelo regresso à titularidade desde que recuperou da lesão e em campo dá razão às suas palavras. Foi decisivo em Alkmaar e voltou a ser decisivo esta noite com duas assistências perfeitas para os golos de Rodrigo. Na primeira com uma arrancada espetacular na ala direita e um cruzamento teleguiado para Rodrigo encostar. No segundo destacamos a impressionante receção de uma bola que vinha das alturas, antes de arrancar em velocidade, à procura do espaço certo para voltar a cruzar para Rodrigo fazer o segundo. Mas Salvio foi muito mais do que os lances dos golos. Antes do primeiro golo já tinha ele próprio tentado marcar, com um remate de curta distância à figura de Esteban. Voltou a ter uma boa oportunidade no final do jogo, a passe de Luisão, mas esta noite foi mesmo o senhor das assistências. Está com fome de bola e a pedir mais minutos. Para já vai jogando na Liga Europa onde é recordista de jogos, com 39 presenças, desde que foi definido o novo formato desta competição europeia.

Confira a FICHA DO JOGO

Positivo: Rodrigo «matador»
É o único jogador que não é poupado por Jesus, além dos centrais, e percebe-se porquê. Está num excelente momento de forma e deu mais um exemplo que não precisa parar para carregar baterias. Tem energia para dar e vender como mostrou, mais uma vez, esta noite, com o impressionante sprint a acompanhar Salvio no lance do primeiro golo. Mesmo antes desse lance já tinha dado muitos exemplos da sua disponibilidade física, sendo sempre o primeiro a pressionar a defesa do AZ Alkmaar e com duas assistências para Cardozo. Ao contrário do paraguaio, não fica à espera da bola, recua par a ir buscar, nunca dá um lance como perdido e provoca desequilíbrios. Voltou a estar no sitio certo no lance do segundo golo, mostrando, além de disponibilidade física, instinto de «matador». Mais noventa minutos a dar tudo o que tem.

Negativo: lesão de Sílvio
Foi logo a abrir o jogo, num lance infeliz, na tentativa de desarmar um adversário, o lateral pontapeou Luisão e lesionou-se, ao que tudo indica, com gravidade, havendo mesmo suspeitas de fratura. Mais um «azar» numa carreira marcada por muitas lesões.

Outros destaques:

Siqueira
Tem sido notícia pelo alegado interesse de grandes potências do futebol europeu, como o Real Madrid e o Liverpool, e esta noite exibiu-se a um nível elevado, sobretudo na primeira parte, no corredor esquerdo, aparecendo muitas vezes na posição de Sulejmani [só atrapalhou] para combinar com Rodrigo. Destaque para o «nó» que deu a Berghuis antes de cruzar para a cabeça de Salvio. Mas foi com uma recuperação de bola que arrancou mais aplausos das bancadas da Luz.

Cardozo
Tinha voltado aos golos frente ao Rio Ave, na transformação de duas grandes penalidades, mas esta noite voltou a ficar em branco. Teve três oportunidades soberanas na primeira parte, mas nos dois primeiros remates,em força, permitiu a defesa do guarda-redes costa-riquenho do AZ, enquanto no terceiro, tentou ser mais subtil e viu a bola passar ao lado. Na segunda parte teve apenas duas meias oportunidades, a primeira num cruzamento de André Almeida, mas chegou atrasado por centímetros; e na segunda, falhou na receção. Não escondeu a sua desilusão e os adeptos voltaram a cantar a sua canção para o animar. Tinha um golo na Liga dos Campeões, mas na Liga Europa continua em branco.

Esteban
Três defesas decisivas a adiar o primeiro golo do Benfica. As duas primeiras a remates de Cardozo, com destaque para a primeira, em que estava ligeiramente adiantado e defendeu por instinto. Depois ainda negou o golo a Salvio antes de Rodrigo lhe quebrar a resistência. Do outro lado, Artur também teve oportunidade para brilhar com duas defesas de nível elevado.

André Almeida
O azar de Sílvio abriu-lhe de forma inesperada uma porta para entrar no jogo e o jovem lateral aproveitou bem a oportunidade com uma exibição personalizada.