As recentes mortes de futebolistas em campo ou durante a actividade desportiva colocaram em alerta as várias entidades do mundo futebolístico. A Liga francesa de futebol (LFP) decidiu reforçar o acompanhamento médico dos jogadores, especialmente em relação a possíveis problemas cardíacos, tentando assim prevenir casos de morte súbita.
O presidente da Federação, Frédéric Thiriez, falou sobre a medida após um encontro organizado pela Liga para discutir os problemas de saúde dos jogadores: «A LFP não pode ficar indiferente quando vê o que se passa há vários meses e não estão só em causa os casos de morte súbita.»
Ficou decidido que os electrocardiogramas, que são feitos anualmente pelos jogadores, devem ser acompanhados por uma ecografia ao coração, para detectar eventuais malformações.
Na reunião, que contou com a presença de um representante dos médicos do Conselho de Administração da Liga francesa, de um membro do Conselho de prevenção e luta contra o doping, representantes dos clubes e dos jogadores, foram abordados os temas do seguimento biológico dos futebolistas, o seguimento cardíaco, os primeiros socorros nos estádios e o doping.