Um acaso permite a Vila Nova de Gaia entrar no mapa da Liga portuguesa. A cidade desenvolveu-se em vários capítulos e sempre manifestou o desejo de crescer em termos desportivos. Durante algumas semanas, graças ao Feirense, irá acolher as emoções do campeonato luso.

As obras de remodelação no recinto do Feirense, clube que garantiu a promoção na última época, ditaram uma mudança temporária para outro palco. Os dirigentes analisaram soluções e optaram pelo Estádio Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, Vila Nova de Gaia. Fica a cerca de 20 quilómetros de Santa Maria da Feira.

O equipamento foi inaugurado em 2003 e tem recebido vários compromissos das selecções nacionais. O F.C. Pedroso, da Associação Futebol do Porto, é o clube que utiliza o moderno recinto durante a época. Tem capacidade para cerca de 8.500 pessoas.

Nesta altura, a dúvida prende-se com o Feirense-F.C. Porto, relativo à 5ª jornada da Liga, a 18 de Setembro. Os gaienses adorariam ver a equipa portista naquele palco.

As obras no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, terminam precisamente em Setembro. Portanto, o Feirense poderá regressar ao seu recinto para o jogo com os dragões. Caso contrário, haverá festa no Jorge Sampaio.

«Seria uma alegria para os gaienses»

«É óbvio que seria uma alegria, para os gaienses, ter o F.C. Porto a jogar no Estádio Jorge Sampaio. Seria uma movimentação de pessoas considerável. Vamos ver, depende do Feirense. Gaia e o F.C. Porto têm uma relação próxima há vários anos, o centro de estágio do clube é em Gaia, portanto seria outro motivo de satisfação», reconhece Ricardo Almeida, presidente da Gaianima, a empresa municipal que gere o parque desportivo e escolar do concelho.

Em declarações ao Maisfutebol, Ricardo Almeida explica o processo que conduziu o Feirense ao Estádio Jorge Sampaio: «Não estávamos a contar, o contacto partiu do Feirense, solicitando o recinto por 3 ou 4 jogos, enquanto decorrem as obras no seu estádio.»

«Ainda não foi feita a vistoria da Liga. Estamos agora em contacto com a Liga, porque o estádio nunca foi utilizado para jogos do campeonato. Tem algumas especificidades que devem ser respeitadas. A estrutura oferece todas as condições e tem recebido jogos internacionais de selecções, portanto estará pronto», garantiu o presidente do Conselho de Administração da Gaianima.

O Feirense recebe o Nacional na 1ª jornada da Liga (14/08), seguindo-se a visita do Paços de Ferreira na terceira ronda (28/08). A recepção ao F.C. Porto poderá ser em Gaia ou na Feira, dependendo das obras no Marcolino de Castro. Está agendada para 18/09, na 5ª jornada da Liga 2011/12.