Fernando Santos esteve presente em Dublin no sorteio da Liga das Nações e comentou o duelo que Portugal terá com a Suíça na meia-final.

«Foi um sorteio normal, quatro equipas muito fortes. Conhecemos bem, defrontámo-nos recentemente a nível oficial, também com a Holanda e Inglaterra, mas aí em particulares. A Suíça fez parte do nosso grupo de qualificação para o Mundial, é uma das duas equipas que nos ganhou desde que aqui cheguei. Conhecemos a grande valia deles, mas se não nos conhecêssemos bastava olhar para os resultados. São a equipa com mais golos marcados, acho que até é o primeiro no ranking da Liga das Nações. Afastaram uma das equipas muito fortes, a Bélgica. Os treinadores irão estudar esses jogos, mas temos um objetivo, queremos estar na final.»

Nessa qualificação para o Mundial, Portugal perdeu na Suíça, mas ganhou em casa no jogo decisivo e qualificou-se para o Rússia 2018. Apesar de mencionar esses jogos, Fernando Santos diz que agora tudo é diferente.

«São jogos com características diferentes, aí tínhamos de vencer. A Suíça precisava apenas do empate, ali eram pontos. Portugal e Suíça vão disputar um jogo que dá acesso a uma final, não há a questão dos pontos. O importante é ver o que vai acontecer ate lá, vai haver muito desgaste, é muito perto da final da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Jogámos no Dragão, muita gente a assistir e esperámos que o povo português ajude a equipa, como é habitual.»O selecionador nacional diz que agora o fator casa «traz responsabilidade».

«Jogámos no nosso país, com o nosso povo, traz responsabilidade acrescida mas o importante é reconhecer a valia dos adversários. Queremos chegar à final e ficar com a Taça, mas temos de trabalhar muito.»

Em declarações à Sport Tv, Fernando Santos disse que não tinha preferências para o sorteio.

«Não tenho essa preferência, os sorteios são o que são. Depois há que analisar os adversários. se nos assumimos como candidatos, não temos de estar com essa questão de quem há-de sair ou não.»

Portugal joga a meia-final com a Suíça no Dragão, Holanda e Inglaterra disputam a outra meia-final em Guimarães.