O MOMENTO:


FC Porto: Os dragões estão numa semana de montanha russa. Depois de uma derrota no passado domingo na Madeira, frente ao Nacional, que colocou o FC Porto a 8 pontos do Sporting e a 15 do Benfica, os dragões venceram o Sevilha, na quarta-feira, por 1-0, num bom avanço nos quartos-de-final da Liga Europa.

Académica: Há 37 anos que a equipa dos estudantes não estava tão bem classificada no campeonato. A vitória sobre o Olhanense, aliada aos maus resultados de Sp. Braga, V. Guimarães, V. Setúbal e Marítimo, levaram a formação de Sérgio Conceição ao sexto lugar, em igualdade pontual com os minhotos.

DISCURSO DIRETO


Luís Castro: «É um jogo muito importante para nós, que necessitamos muito de ganhar. É uma equipa difícil e não é por acaso que está no sexto lugar. Mas o nosso objetivo é sempre vencer, jogando um futebol de qualidade».

Sérgio Conceição: «Descontraído? Nem com os meus filhos! Isso é só nas férias, quando jogamos futebol de praia. Claro que temos algum conforto na tabela, já atingimos o primeiro objetivo, mas descontraídos não, porque queremos ficar entre os oito primeiros. Com grande respeito pelo Porto, vamos tentar conquistar pontos».

AUSÊNCIAS:

FC Porto: Helton e Maicon (lesionados)

Académica: Moussa, Ricardo e Cleyton (lesionados); Djavan (castigado)

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Os dragões levam clara vantagem nos duelos com a Académica, tendo vencido 70 por cento dos encontros, 93 dos 132 jogos. 22 partidas ficaram empatadas e os estudantes venceram apenas 17.
Na primeira volta, a Académica derrotou, em Coimbra, o FC Porto por 1-0, num encontro que tirou a liderança do campeonato aos dragões, na altura treinados por Paulo Fonseca. Há 43 anos que os estudantes não venciam o FC Porto.
As estatísticas mostram ainda que a Académica nunca venceu no estádio do Dragão, tendo ganho apenas 5 dos 67 jogos em reduto portista.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

FC Porto :



Outros convocados:
Kadú, Ricardo, Josué, Herrera, Quintero, Licá, Kelvin, Ghilas

Académica:



Outros convocados: Peiser, João Dias, Aníbal Capela, Nuno Piloto, John Ogu, Marinho, Magique, Manoel, Ivanildo