O MOMENTO

Gil Vicente: a manutenção está garantida, mas sem brio e sem direito a festejos. Depois de uma primeira volta prometedora, o Gil Vicente perdeu-se em resultados negativos. Já não vence há sete jogos, o que perfaz um período de dois meses sem conhecer o sabor do triunfo. O presidente António Fiusa fala em «alívio em vez de alegria» depois da manutenção matemática na primeira divisão, fruto dos desaires dos últimos classificados.

Nacional: tal como o Gil Vicente, o Nacional chega à última jornada do campeonato com o seu objetivo atingido e com o sentimento de missão cumprida. Com uma diferença: os pupilos de Manuel Machado atingem a qualificação para a Liga Europa com brilho. O Nacional não perde há um mês, chegando ao confronto de Barcelos depois de um empate caseiro com o Sporting.

AUSÊNCIAS

Gil Vicente: João Vilela, Cláudio Pitbull e Bruno Moraes (lesionados) e César Peixoto (castigado).

Nacional: Skolnik e Zainadine (lesionados).

Discurso direto

João de Deus: «O aliciante para este jogo é vencer. Temos que estar sempre motivados pois não faz qualquer sentido jogar para cumprir calendário. Quando vamos a jogo vamos para tentar ganhar e é isso que vamos fazer no próximo domingo. Para que o clube cumpra o planeado, ainda existe um objetivo para cumprir, que, não sendo o mais importante, é também uma meta, os 30 pontos».

Manuel Machado: «Vamos com a motivação de sempre. Será um jogo encarado com toda a seriedade. Como o povo costuma dizer, a última imagem é a que fica. Depois de uma época muito bem conseguida, não queremos no último jogo deitar tudo a perder, ao nível de comportamento e de postura no jogo».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

O Nacional da Madeira viajou por oito ocasiões até ao Minho para defrontar o Gil Vicente. No histórico de confrontos o clube de Barcelos leva a melhor, mas a verdade é que os insulares aproximam-se a passos largos. O Gil Vicente venceu quatro dos jogos em que recebeu o Nacional da Madeira e regista-se um empate entre ambos os conjuntos. Contudo, nas últimas três visitas do Nacional a Barcelos a equipa da ilha da Madeira somou três triunfos.

Equipas prováveis:

Gil Vicente:



Outros convocados: todos convocados.

Nacional:



Outros convocados: Rui Silva, Diogo Coelho, Campos, Diego Barcelos, Kayke, Lucas João e João Camacho.