Figura: Bernard
Lembra-se do miúdo que marcou um golo ainda antes do meio campo na pré-época do V.Guimarães? Estreou-se este sábado na Liga, empurrando o conjunto de Rui Vitória para a conquista dos três pontos. O miúdo de 19 anos, natural do Gana, construiu o primeiro golo do V. Guimarães e apontou o segundo. Esteve mal na cobrança de bolas paradas, visivelmente nervoso, acusou o toque da estreia, mas com o decorrer do tempo soltou-se e deixou sair o seu talento. Causou vários calafrios à defensiva do Gil Vicente quando apareceu a conduzir o esférico entre linhas. Um talento em ebulição na «cidade-berço» que saiu debaixo de um forte aplauso.

Momento: golo de Hernâni (minuto 36)
Bernard está na génese da jogada ao arranjar espaço na esquerda para centrar para a área. Tomané deu um toque subtil no esférico já na pequena área e quase conseguiu enganar Adriano Facchini. O máximo que o guarda-redes conseguiu fazer foi dar uma palmada na bola e evitar o golo. Hernâni foi o mais rápido a fazer-se à recarga e traduziu em golo a supremacia do V.Guimarães e abriu caminho ao triunfo.

Negativo: Luan 
Jogou no eixo da defesa, fazendo dupla de centrais com Pek’s, e acusou o facto de jogar fora da sua posição. Concedeu vários espaços e por diversas ocasiões apareceu deslocado daquela que deveria ser a sua posição.

OUTROS DESTAQUES

Evaldo
Uma agradável surpresa. Camuflou a eventual falta de ritmo com a sua experiência e com a assertividade que se fez a cada lance. Foi o primeiro jogador do Gil Vicente a desenvencilhar-se do maior fulgor inicial do V.Guimarães para criar perigo a partir do lado esquerdo. Fez frente ao veloz Hernâni com uma colocação quase perfeita. Apontou o tento de honra dos gilistas.

Nii Plange 
Começa a deixar de ser uma solução de recurso de Rui Vitória para ser uma aposta segura no lado direito da defesa. O extremo tem ganho rotinas defensivas e demonstra solidez nessas tarefas, destacando-se ao mesmo tempo pelas incursões ofensivas. Apareceu em terrenos adiantados e em condições de finalizar. Fez o cruzamento para o terceiro golo do V.Guimarães.

Hernâni 
Bisou na partida e justificou a aposta de Rui Vitória. Foi a principal surpresa no onze do V.Guimarães e também eles saiu do relvado debaixo de fortes aplausos. Não é para menos. O extremo imprimiu ritmo ao jogo, foi, a par de Bernard, o principal foco desestabilizador do conjunto vitoriano e apareceu bem a finalizar, à ponta de lança, quando foi solicitado.