Os 29 jogos de Vaná no Feirense convenceram o FC Porto a oferecer-lhe um contrato válido por quatro temporadas. Já de dragão ao peito, o guarda-redes mostra estar consciente da dureza do trabalho que terá pela frente. E da forte concorrência.

«Temos uma lenda como o Iker Casillas, cujo nome fala por si, o José Sá, que é um guarda-redes de uma nova geração da seleção portuguesa, e o João Costa, que tem uma vida inteira no clube. Fico muito honrado de fazer parte deste lote», disse Vaná, aos meios oficiais do FC Porto.

OFICIAL: FC Porto confirma Vaná até 2021

Ao terceiro dia no clube, o gigante brasileiro - 1,94 metros - já conhece de cor o discurso oficial do balneário. «Vou usar uma frase do mister Sérgio Conceição: independentemente do jogo bonito ou não, o mais importante é conseguir vitórias e retomar o caminho dos títulos. Esse deve ser o pensamento de todos», diz Vaná, mais uma opção para a baliza do dragão.

«Uma equipa como o FC Porto não pode estar sem títulos. Queremos retomar esse caminho e queremos isso mais do que tudo. Temos que pensar que todas as competições que disputamos são para ganhar. Mas para já o objetivo é adaptar-me o mais rápido possível.»

Vaná conhece bem o FC Porto e informou-se com os amigos Alex Sandro e Helton antes de assinar contrato. «O primeiro grande jogo a que assisti em Portugal foi no Dragão e nesse dia pensei logo que um dia gostaria de vestir as cores do clube. Felizmente aconteceu e quero estar preparado para agarrar a minha oportunidade quando a tiver.»

Aos 26 anos, Vaná conhece o quinto clube da carreira, o maior de todos. Anteriormente, o atleta jogou no Coritiba, no Canoas e no ABC.