O Benfica recebe o Boavista esta terça-feira no Estádio da Luz em jogo da 19.ª jornada da Liga. Um jogo que poderá acompanhar no AO VIVO do Maisfutebol a partir das 19h00.

MOMENTO

Benfica: depois de quatro triunfos consecutivos, três para a Liga e outro para a Taça de Portugal, Bruno Lage sofreu o primeiro revés na Taça da Liga, depois da derrota diante do FC Porto por 3-1 na Final Four. Com praticamente uma semana de recuperação e no regresso a casa, onde só jogou uma vez em 2019, o novo treinador vai procurar apresentar a «fatura» ao Boavista e, assim, manter o registo de vitórias na Liga. Além disso, O Benfica está obrigado a vencer para manter a pressão sobre o líder FC Porto antes da visita a Alvalade marcado para a ronda seguinte. Será mais do que um dérbi, será um duplo dérbi, uma vez que logo a seguir ao jogo da Liga, a equipa da Luz recebe o Sporting para o primeiro jogo da meia-final da Taça de Portugal.

Boavista: depois de três desaires consecutivos, os últimos dois em casa na viragem para a segunda volta, os axadrezados optaram por uma chicotada psicológica, decidida apenas há dois dias. Assim, terminou o reinado de Jorge Simão [4 vitórias, 4 empates e 10 derrotas] e abriu-se uma nova era com Lito Vidigal que, ainda há uma semana, comandava o V. Setúbal. No entanto, não será para já. Lito Vidigal só vai assumir o comando da equipa no regresso ao Bessa, para os jogos em casa com Feirense e Santa Clara. Esta terça-feira a equipa «axadrezada» será ainda comandada por dois antigos jogadores: Alfredo e Jorge Couto. Falta agora saber se o efeito desta meia chicotada terá algum efeito num palco tão difícil como a Luz. A verdade é que um novo desaire pode fazer o Boavista cair para a incómoda zona de despromoção.

AUSÊNCIAS

Benfica: Fejsa e Jonas continuam a recuperar de traumatismos e continuam indisponíveis para o jogo desta terça-feira, tal como Ebuehi e Svilar. O Guarda-redes Zlobin e o médio Florentino Luís, da equipa B, integram uma convocatória que também conta com Ferreyra. Castillo ficou de fora por opção.

Boavista: Obiora, Yusupha, Sparagna e Fábio Espinho estão em dúvida para o primeiro jogo depois da saída de Jorge Simão. Os restantes jogadores estão todos disponíveis.

DISCURSO DIRETO

Bruno Lage: «Tem de ser um Benfica determinado. Com grande determinação, organizado e com uma atitude tremenda. (...) A equipa tem é de estar determinada em crescer e em estar bem. Entrar em campo com determinação, organização, qualidade e proporcionar um bom espetáculo aos adeptos para que eles tenham orgulho na equipa».

Lito Vidigal: o novo treinador só assume funções depois deste jogo.

HISTÓRICO

O balanço dos embates entre estes dois emblemas na Luz é naturalmente favorável à equipa da casa que, em 55 jogos, soma 39 vitórias, 12 empates e 4 derrotas. A última vitória dos «axadrezados» já tem quase vinte anos, mas a verdade é que a equipa do Bessa empatou há apenas dois anos na Luz 3-3 num jogo em que estiveram a vencer por 3-0. Na última época, também já na segunda volta,  golearam por 4-0, com golos de Rúben Dias, Jardel, Nuno Henrique (na própria baliza) e Raúl Jiménez. Já esta época, no Estádio do Bessa, ainda sob o comando de Rui Vitória, o Benfica venceu por 2-0, com golos de Ferreyra [único golo na Liga] e Pizzi.

EQUIPAS PROVÁVEIS

BENFICA:

BOAVISTA: