A fechar a 26ª jornada da Liga, acompanhe o Benfica-Tondela AO VIVO

O MOMENTO:

Benfica: «Na segunda-feira seremos segundos outra vez». A frase é de Jorge Jesus depois da vitória do Sporting sobre o Estoril. Agora, a fechar a jornada, cabe ao Benfica tornar verdadeira a «profecia» do treinador do Sporting. E para isso Rui Vitória só precisa de vencer esta segunda-feira. Vencer o último classificado. O Tondela. A completar a «profecia» de Jesus, também é fácil dizer que esta segunda-feira o Benfica será primeiro outra vez. Não apenas pela classificação do adversário ou por jogar em casa, mas, sobretudo pelo momento do «Benfica bom». Cinco vitórias consecutivas. Duas sobre o Zenit que valeram a qualificação para os quartos de final da Liga dos Campeões. E outra em pleno Estádio de Alvalade que valeu o primeiro lugar na Liga. Duas grandes injeções de moral que deixam a equipa de Rui Vitória nos píncaros. Se em Alvalade faltou Júlio César, agora falta também Renato Sanches. A verdade é que a «máquina» de Rui Vitória não tem tido problemas em trocar «peças».

Tondela: «Podemos ir buscar pontos ao Estádio da Luz». E esta frase é de Petit que, olhando para a classificação e para o momento do Benfica, até pode parecer audaz, mas a verdade é que este mesmo Tondela já foi buscar pontos a Alvalade (2-2) em janeiro deste ano. A verdade pura e dura é que o Tondela, além do ponto de Alvalade, somou apenas mais doze. Três deles há duas jornadas em Moreira de Cónegos.

AUSÊNCIAS

Benfica: foi em Tondela que Renato Sanches «agarrou» o lugar no onze do Benfica e, por tudo o que fez depois disso, é a grande ausência neste jogo, por castigo. Uma oportunidade para Salvio que, depois de 78 minutos em cinco jogos, pode voltar a ser titular este noite, com Pizzi a jogar numa zona mais interior. Lisandro, a recuperar de uma lombalgia, fica de fora e Lindelof volta a fazer dupla com Jardel. Júlio César, Luisão e Nuno Santos completam o grupo de indisponíveis..

Tondela: Romário Baldé e Jhon Murillo não podem jogar por estarem emprestados pelo Benfica. Oto'o e Lucas Souza estão impedidos por lesão,

DISCURSO DIRETO

Rui Vitória:

Antevemos um jogo complicado. O adversário está no último lugar, mas como o seu treinador disse, tem a ambição, e bem, de roubar pontos ao Benfica. Já roubou pontos a outras equipas do topo da tabela, tem sido infeliz em certos momentos, por isso é um adversário difícil, mas temos de ser sérios como sempre.»

Petit:

«Depois dos últimos dois resultados positivos, tanto para a Liga como para a Liga dos Campeões, acredito num Benfica motivado, a jogar em sua casa, perante os seus adeptos. Sabemos das dificuldades que vamos apanhar diante do bicampeão, mas vamos com a missão de honrar e prestigiar o clube, sabendo que podemos ir buscar pontos à da Luz.»

REGISTO HISTÓRICO

O Tondela visita pela primeira vez o Estádio da Luz. Aliás, os dois emblemas cruzaram-se pela primeira esta temporada, a 30 de outubro de 2015, no Estádio Municipal de Aveiro, em jogo da 9ª jornada. Goleada para o Benfica por 4-0, com golos de Jonas, Markus Berger (na própria baliza), Gonçalo Guedes e Carcela.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Benfica:

Outros convocados: Paulo Lopes, Nélson Semedo, Fejsa, Gonçalo Guedes, Talisca, Carcela, Raúl Jimenez e Luka Jovic.

Tondela:

Outros convocados: Ainda não divulgados.