Yacine Brahimi, jogador contratado pelo FC Porto ao Granada, a meio do ano, venceu o prémio de melhor jogador africano de 2014, atribuído pela cadeia britânica BBC com base numa votação recorde de adeptos de 207 países.

«Dragão» não está na lista final de candidatos ao prémio da CAF

O médio ofensivo é o primeiro argelino a receber tal distinção, e superou o nigeriano Vincent Enyeama (Lille), que ficou na segunda posição. Pierre-Emerick Aubameyang (Dortmund/Gabão) e os marfinenses Gervinho (Roma) e Yaya Touré (Man City) eram os outros finalistas.

«É uma grande honra para mim. Devo-o ao meu país e a todas as pessoas que votaram em mim. É também um prémio para todo o continente africano. Estou muito feliz. Este troféu dá-me mais força, mais vontade de trabalhar, de evoluir, de aprender, de forma a continuar a fazer grandes exibições», afirmou o jogador à BBC.

Embora esteja no Dragão apenas desde o verão, Brahimi deixou um agradecimento especial ao atual clube. «Em primeiro lugar devo esta vitória às pessoas que votaram em mim, e por isso tenho de agradecer-lhes. Depois agradeço ao FC Porto, que me deu a possibilidade de jogar na Liga dos Campeões, de disputar grandes jogos e alcançar grandes exibições. Espero alcançar grandes coisas com o meu clube e com a seleção no próximo ano», concluiu o jogador, que também já pensa na Taça de África das Nações.