Jorge Jesus, treinador do Sporting, depois da goleada imposta ao Arouca (5-1), no Estádio de Alvalade, em jogo da 27ª jornada da Liga.

[Análise ao jogo]

- Na antevisão do jogo sabíamos que o Arouca, além de ser boa equipa, defende bem. Há cinco jogos que não sofria golos. Mas hoje não teve eficácia defensiva para segurar o Sporting. Nos outros jogos o Sporting também foi melhor do que os adversários, mas não foi tão eficaz. Além dos três pontos, que eram o mais importante, tivemos momentos de boa qualidade, com nota artística. Conseguimos vencer por margem dilatada, pena termos sofrido aquele golo que é irregular, é precedido de fora de jogo. Quando há dúvida, cai sempre para o mesmo lado. Os adeptos partilharam o entusiasmo com a equipa. Se há neste momento alguma coisa que o Sporting já conquistou é a identidade e o orgulho da massa associativa. O Sporting está a voltar a emergir, a ter orgulho e paixão pela sua equipa. Aconteça o que acontecer até ao fim, isso está conquistado, mas continuamos na luta pelo título. Foi isso que assumimos desde o início, estando a maior parte do tempo em primeiro. Parabéns ao Sporting que fez um grande jogo. O Téo também voltou aos golos, o que também é importante.

[Acredita que o Sporting vai vencer os sete jogos que faltam e que o Benfica pode tropeçar?]

- Não sei, não sou bruxo. Acredito que jogando jogo a jogo e ir ganhando para poder passar o nosso rival. Não mudo o meu discurso. Quando estava em primeiro dizia que tínhamos de defender o primeirito lugar e que quem ia atrás é que tinha de se preocupar. Agora quem tem de se preocupar é o Sporting. Tem de vencer. Se o adversário vencer os sete jogos é campeão, portanto quem está em vantagem é quem vai à frente.

[Espera que o Benfica sinta dificuldades este domingo?]

- O grau de dificuldade dos jogos do Sporting, Benfica e FC Porto é sempre alto, porque o campeonato português é forte. Além da qualidade técnica dos jogadores, é um campeonato muito tático. Os treinadores portugueses são os melhores do mundo em termos táticos. Sabem criar táticas para anular os melhores. As dificuldades do Sporting vão ser iguais às do Benfica. Não tenho certezas para o jogo do Benfica, como não tinha para o jogo desta noite.

[Foi o jogo com melhor nota artística da temporada?]

- Não foi o melhor jogo que o Sporting fez. Já fez grandes jogos este ano. Principalmente na Luz, no 3-0. Fez um bom jogo hoje, mas também fez um excelente jogo em Guimarães e foi menos eficaz. Também jogou bem em casa com o nosso rival, foi melhor e não ganhou. Tivemos muita posse de bola, mas isso também é normal. Não tirando mérito ao Sporting, foi um bom jogo.

[A pausa provocada pelos compromissos das seleções pode prejudicar o Sporting?]

- Era melhor que continuasse, porque estamos no final e a equipa está muito confiante, está com saúde. Não temos jogadores lesionados, temos só o Naldo, mas é por pouco tempo. O Bruno Paulista também está recuperado, está normal. Vamos ter jogadores que vão chegar aqui na sexta-feira e temos o jogo com o Belenenses no domingo. Temos jogadores que vão fazer trinta horas de voo, casos do Slimani e do Bryan, mas isso faz parte do campeonato. A gente tem é de saber trabalhar nessas condições e arranjar as condições para os jogadores viajarem e recuperarem.