Mateus, avançado angolano que marcou o golo da vitória do Arouca diante do Tondela, em declarações na zona mista do estádio João Cardoso, neste domingo:

«Foi uma vitória muito importante. Durante a semana, o treinador alertou-nos para o facto de o Tondela ser uma equipa muito combativa e que ia tentar dar sequência ao resultado que tinha conseguido na semana passada, mas nós viemos de forma séria, fizemos o nosso trabalho e conseguimos manter-nos nas posições cimeiras do campeonato.»

[No grupo fala-se da possibilidade de chegar às competições europeias?] «Não. Desde que eu cheguei cá, nunca foi esse o nosso objetivo e nunca alguém me abordou nesse sentido. Nós já conseguimos alcançar a permanência e queremos algo mais, mas vamos jogando jogo após jogo e conquistando vitórias. Há muitos concorrentes a essa vaga, que são equipas fortíssimas, e o Arouca está a fazer a melhor época desde que está na I Liga e por isso é que surgem essas especulações. Nós trabalhamos para estar na melhor posição possível. Toda a gente sonha, mas não sei se o sonho é coletivo.»

[A que se deve o sucesso do Arouca nesta época?] «A chegada do mister Lito, como treinador ambicioso que é, ajudou a fazer uma lavagenzinha no cérebro dos jogadores, que entraram no chip que o treinador gosta. Eu já tinha trabalhado com ele na seleção de Angola e já se via que era um treinador com muita ambição. Ele conseguiu transmitir isso e a equipa absorveu a ideia muito depressa. Por isso é que estamos a fazer a época que estamos. Agora o sonho comanda a vida. Vamos tentar ficar na melhor posição possível e ficar na história do Arouca.»