No próximo dia 8 de junho o Benfica vai avançar para a renumeração dos sócios ativos. Uma atualização ditada pelos estatutos (tem de ser feita uma recontagem em anos terminados em 5), que vai colocar à prova o estatuto de clubes com mais associados do mundo.
 
Quem se fizer sócio do Benfica por estes dias terá um número acima do 283 mil, mas esta é a contabilidade em curso desde a última atualização (feita em 2005, quando os filiados era 95 mil). Excluindo os sócios entretanto falecidos e aqueles que comunicaram a desistência, o Benfica tem 247.859 associados. Só que neste universo, 35 por cento dos associados têm quotas em atraso (mais de um ano sem pagar).
 
Quer isto dizer que o Benfica pode perder 87 mil sócios no dia 8 de junho. Estes casos têm até ao dia 6 de junho, dois dias antes da recontagem, para regularizar a situação, de forma a conservarem o número de associado.  Uma «amnistia» está fora de hipótese, até porque os estatutos não o permitem, mas existe a possibilidade de acordar um pagamento faseado. Para tal é preciso entrar em contacto com o departamento de sócios.
 
Quem não regularizar a situação perderá também, a partir de 1 de julho, o direito aos descontos e benefícios indexados ao cartão de sócio através de parcerias com variadas empresas.
 
Os novos cartões, com a atualização do número, serão enviados por correio. Se até aqui a fotografia era obrigatória, agora passará a ser opcional.
 
Refira-se que, atualmente, um sócio efetivo do Benfica paga 156 euros de quotas por ano. Caso seja sócio correspondente a anuidade é de 100 euros. Existe também a categoria de sócio reformado, em condições especiais (não pode receber mais do que o valor correspondente ao ordenado mínimo e meio), que paga 78 euros.
 
Existem ainda os sócios juvenis (ou sócios menores), dos 14 aos 18 anos, que pagam 72 euros por ano. Para os sócios infantis (até aos 14 anos) foi definida uma quota de 36 euros, mas podem ficar isentos até passar ao escalão seguinte.
 
Bayern à espreita
 
Recorde-se em que novembro do ano passado o Bayern de Munique reivindicou o estatuto de clubes com mais sócios, ao ultrapassar a barreira dos 250 mil filiados. Nessa altura o Benfica reportou para os números apresentados pela FIFA em 2013, que lhe davam vantagem: 235 mil associados, para 223 mil do emblema alemão).
 
A recontagem agendada para 8 de junho vai colocar à prova esse estatuto.