Agora a jogar no Al-Sadd do Qatar, treinado por Jesualdo Ferreira, Xavi mostra-se atento ao futebol português e aos seus protagonistas.
 
«Há jogadores com muita qualidade, casos de William Carvalho, Rúben Neves, mas vou falar mais de Nico Gaitán, porque é aquele que vi jogar com mais regularidade. Mais recentemente, vi-o contra o Atlético de Madrid, numa partida fantástica dele. Fez um golo de grande qualidade, fabuloso, e uma assistência para outro golo do Benfica. Posso dizer que fiquei impressionado», disse o médio espanhol, em entrevista ao Record.
 
«Não tenho qualquer dúvida de que o Gaitán tinha lugar, sem problemas, num grande de Espanha», acrescentou.
 
Xavi , que foi colega de equipa de Cristian Tello no Barcelona, não tem dúvidas em reconhecer que o extremo portista  tem valor para um dia regressar a Camp Nou.
 
«Sem dúvida, é um jogador com nível para o Barcelona. Tenho uma excelente relação com ele, trata-se de um rapaz fantástico, por quem tenho um enorme carinho, desejo-lhe o melhor e acredito que no futuro pode voltar ao Barcelona», afirmou.
 
«Depende dele, é um futebolista de grande nível, necessita de confiança e continuidade para desenvolver as suas qualidades, que são muitas», acrescentou.