O Benfica recebe nesta sexta-feira o Desp. Chaves, em mais uma jornada em que vai defender a liderança do campeonato.

Os encarnados são a formação da Liga que sofre menos golos em casa (6), a par do Vitória sadino.

No entanto, nesta ronda 23, o Benfica vai receber um Desp. Chaves que, dizem-nos os jogos anteriores de 2016/17, vai trazer dificuldades ao tricampeão. Aliás, algo que o próprio treinador Rui Vitória frisou na conferência de imprensa de antevisão ao jogo.

Quando se olha para os transmontanos, observa-se uma equipa com qualidade de jogo, mas a preocupação do técnico do Benfica tem também reflexo em alguns aspetos que esses jogos acumulam, com enfâse para dois: faltas e remates. Dois itens em que o Desp. Chaves está no topo da Liga.

Em Trás os Montes, o Desp. Chaves atirou duas bolas aos postes

No jogo 50 de Éderson, como se fosse o Sporting

Não se sabe se o brasileiro Éderson vai render o compatriota Júlio César na baliza encarnada. Em casa, o camisola 1 sofreu quatro dos seis golos dos adversários (três do Boavista, um do Sporting). Já o mais velho dos dois guarda-redes foi batido por V. Setúbal e Sp. Braga.

Éderson pode celebrar o jogo 50 pelo Benfica frente ao Desp. Chaves. Já teve jogos tranquilos e outros em que saiu com capa de herói, como na última aparição frente ao Borussia Dortmund.

Com os transmontanos, terá de estar atento porque os flavienses ocupam o terceiro lugar nas equipas que mais rematam na Liga.

Em primeiro está o FC Porto (366), em segundo o Benfica (363) e depois segue-se o Desp. Chaves, com 283. Os transmontanos rematam tanto como o Sporting, que tem o mesmo número!

E como estão de precisão?

O Desp. Chaves causou grandes embaraços ao Benfica na primeira volta do campeonato. Eliminou o FC Porto da Taça de Portugal e depois mudou de treinador.

Empatou com o Sporting no campeonato e dias depois eliminou o leão da Taça também. Perdeu o núcleo duro do meio-campo, mas foi ao mercado reforçar-se para compensar.

Rodrigo Battaglia ainda surge como um dos futebolistas do Desp. Chaves que mais vezes enquadrou remates à baliza. Mas os reforços de inverno Bressan e Davidson têm melhor precisão: ou seja, a percentagem de acerto com a baliza por remate tentado é maior do que a do agora médio do Sp. Braga.

Ninguém tem uma precisão como William, no entanto. O avançado enquadrou com o alvo 88,9 por cento dos remates que tentou.

Ainda assim, convém sublinhar que o jogador que mais vezes tenta o golo é também aquele que joga mais tempo como ponta de lança neste Desp. Chaves: Rafael Lopes tem 26 remates no total, 13 à baliza, ou seja uma precisão de 50 por cento.

Ao lado de Rafael Lopes costuma andar Braga. Pois bem, atente no pormenor estatístico de Oportunidades Criadas. Se Lopes remata, provavelmente a criação foi obra do camisola 25.

Noutro dado relevante, o plantel flaviense é um dos que têm das médias de idade mais altas na Liga. Talvez seja pela experiência, então, que torna o Desp. Chaves na formação mais faltosa da Liga 2016/17 até ao momento.

Um sinal de experiências, mas também da intensidade com que os jogos são abordados. Nesta sexta-feira, testa o tricampeão uma equipa que não vira a cara à luta e arrisca bastante na hora do remate.