FIGURA: Gelson Martins
A sua velocidade e capacidade de queimar metros com a bola controlada foi uma das armas utilizadas pelo Sporting para lutar contra a falta de espaços para criar oportunidades. O 77 da turma de Alvalade abrilhantou a exibição com um bis, ao assinar os dois primeiros golos da Liga. Oportuno e veloz, apareceu bem nas costas da defesa avense para abrir o ativo e aproveitou depois um corte incompleto para selar o triunfo. Prestação positiva, coroada com dois golos.

MENÇÃO HONROSA: Acuña
Estreia oficial do atacante de 25 anos a deixar água na boca. O argentino lutou muito, foi sempre uma opção válida na manobra ofensiva dos leões, com uma assistência açucarada para Gelson no primeiro golo dos leões. Remate forte ao travessão da baliza de Adriano nos primeiros minutos do segundo tempo. Foram os principais apontamentos de uma exibição globalmente prometedora. O pé esquerdo não engana.

MOMENTO: golo de Gelson (23’)
Reação rápida a um canto favorável ao Aves, Bruno Fernandes lançou rapidamente Acuña no lado esquerdo e o argentino correspondeu com um passe a isolar Gelson Martins. Depois de evitar Rodrigo, o jogador dos leões enganou também Adriano Facchini, atirando de pé esquerdo para o fundo das redes. Primeiro golo da Liga e, ao mesmo tempo, um tento importante para a entrada a vencer do Sporting.

NEGATIVO: estádio ainda em afinações
O Estádio do Desportivo das Aves apresentou-se de cara lavada neste regresso à Liga dez anos depois. Melhoramentos visíveis, mas ainda em afinações. A zona destinada à imprensa, um camarote suspenso construído de raiz, apresentou condições muito deficitárias, debaixo de um sol abrasador que dificultou a visibilidade, para além de várias outras condicionantes.

OUTROS DESTAQUES

Coates
Exibição segura do central uruguaio do Sporting. Importante a recuperar rapidamente o esférico quando o Sporting impunha o ritmo do jogo. Muito eficaz a jogar na antecipação e a bloquear os caminhos aos avenses. Boa dupla com Mathieu.

Guedes
Mexido no ataque da equipa da Vila das Aves, o avançado testou a atenção de Rui Patrício por várias ocasiões. De remate fácil, o jovem de 23 anos, único elemento no onze que transitou da época passada, foi o elemento mais ativo ofensivamente na equipa de Ricardo Soares.

Piccini
Reforço para a lateral direita, a pré-temporada não correu propriamente sobre rodas ao italiano, mas na estreia oficial teve uma prestação segura e muito regular. Não deu espaços a defender e tentou auxiliar no ataque.

Washington
O brasileiro de 28 anos recrutado ao Nacional foi a principal referência da equipa do Desp. Aves, ao pautar o meio campo e, ao fim ao cabo, toda a equipa avense. Importante a atacar, a defender e a manter o equilíbrio da equipa.