O MOMENTO
 
Gil Vicente:
 a margem de erro é praticamente nula e há noção disso em Barcelos. Os quatro pontos que há muito separam os gilistas dos lugares que garantem a permanência começam a pesar e restam cada vez menos jogos para diluir essa desvantagem. Um cenário que se agudiza com o histórico recente: o Gil Vicente não vence há sete jogos, há mais de dois meses, e perdeu nas últimas quatro jornadas.
 
Rio Ave:
 os últimos jogos provocaram um rombo nas aspirações vila-condenses. O Rio Ave não vence há um mês, averbou duas derrotas e um empate que, de certa forma, condicionam os objetivos do conjunto de Vila do Conde. Para além da derrota por três bolas a zero em Braga que dificulta nova presença na final da Taça de Portugal, a turma de Vila do Conde perdeu terreno na perseguição aos lugares europeus.
 
AUSÊNCIAS
 
Gil Vicente: 
Marwan e Semedo (castigados).
 
Rio Ave: Marcelo, Roderick e Hassan (lesionados).
 
DISCURSO DIRETO
 
Paulo Sousa (treinador adjunto): «Sabemos que temos de ganhar e que é um jogo importantíssimo para as nossas aspirações, mas não vamos ver as coisas de uma forma dramática. O importante é sabermos que temos noventa minutos para conseguirmos um bom resultado, que é uma vitória. Esperamos que no final tenhamos conseguido o resultado que não tem acontecido nos últimos jogos».
 
Pedro Martins: «É uma partida importante para nós, onde muita coisa está em jogo, e, por isso, queremos vencer com um bom resultado, mesmo sabendo das dificuldades que vamos encontrar perante uma equipa que está ávida de pontos. O Gil Vicente reforçou-se bem, tem jogadores mais experientes, é uma equipa muito competitiva, a primeira fase não correu tão bem e talvez esteja a hipotecar o seu real valor».
 
HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
 
O Rio Ave venceu nas duas últimas deslocações ao Estádio Cidade de Barcelos. Um histórico recente favorável aos vila-condenses, que contrasta com o total dos vinte jogos realizados entre os dois emblemas. O Gil Vicente soma oito triunfos, registando-se cinco vitórias para o Rio Ave e sete empates. O último triunfo caseiro do Gil Vicente sobre o Rio Ave já lá vai há nove anos.
 
EQUIPAS PROVÁVEIS
 
Gil Vicente

 




Outros convocados: Caleb, Ricardinho, Pek’s, Jander, Luís Silva, Cateano, Paulinho e Yazalde.
 
Rio Ave
 


Outros convocados: convocatória ainda não divulgada.