Sem vencer há sete jornadas consecutivas, Ricardo Soares que inverter o ciclo negativo do Gil e triunfar na Madeira, contra o Marítimo, numa partida da 10.ª jornada. Apesar do jejum de triunfos, o técnico dos barcelenses está confiante para a deslocação aos Barreiros. 

«A equipa tem dado uma grande resposta fora, em sete jogos temos três vitórias, três empates e uma derrota, no Santa Clara, e é isso que esperamos no próximo jogo, contra uma equipa que luta pelos mesmos objetivos que o Gil Vicente. Vamos com a intenção clara de tentar vencer o jogo», frisou, em conferência de imprensa.

Sobre o ciclo negativo, igual ao do Marítimo, o treinador notou que foi «quebrado» com «distinção» na Taça de Portugal, com a goleada por 5-0 em casa do Condeixa, equipa do Campeonato de Portugal.

«Nos últimos três jogos fora, marcámos oito golos [cinco deles na Taça] e só sofremos três, isso é de uma equipa forte, que é coesa e determinada. Queremos obrigatoriamente melhorar o resultado final, mas pela qualidade de jogo que temos demonstrado, isso é uma questão de tempo, de a bola entrar uma vez e ter um resultado positivo, que tem que ser uma vitória», disse. 

Ricardo Soares admitiu que são as vitórias que «trazem confiança e, principalmente, eficácia às equipas», mas revelou que há alguma «frustração» no balneário gilista dada a «qualidade de jogo» que tem exibido e os resultados que tem obtido. 

«Mas, não estou preocupado com isso, os jovens têm demonstrado crescimento e capacidade. Contra o Braga [derrota por 1-0], não nos perturbámos com o golo sofrido. Sabemos como estamos e o caminho que temos que fazer e não temos dúvidas como vamos acabar. Não podemos estar satisfeitos e queremos inverter rapidamente este ciclo negativo», reforçou. 

No jogo caseiro com os bracarenses, da última jornada, o Gil Vicente foi melhor em quase todos os dados estatísticos, mas cometeu menos faltas.

«Estamos a defender com qualidade e temos sido agressivos quanto baste, mas uma equipa que tem a posse de bola não faz faltas», notou. 

Para Ricardo Soares, o Gil Vicente «tem uma margem de crescimento muito grande» e «está no seu melhor período, a defender e a atacar com qualidade».

O técnico elencou um conjunto de jogadores com «pouca ou nenhuma experiência» na Liga, considerando que, «se a equipa consegue dar estas respostas, esta intensidade e volume de jogo, neste contexto», sente “confiança para o futuro: «Mais cedo ou mais tarde, iremos arrancar para uma grande época».

Sem Pedrinho, a cumprir castigo, o Gil Vicente joga contra o Marítimo na Madeira, às 15h30, no próximo domingo.