O MOMENTO:

Benfica: a vitória no Dragão permitiu reforçar a liderança na Liga, mas também deixou marcas. Não só pelos cartões amarelos de Enzo Pérez e André Almeida, que os impedem de defrontar o Gil Vicente, mas sobretudo pelas lesões de Salvio e Luisão, a aumentar a clientela de um departamento médico que já estava lotado. É preciso confirmar ainda com a convocatória, divulgada apenas no dia do jogo, mas até ver são oito ausências. O líder anda com galo.

Gil Vicente: a equipa de Barcelos segura a «lanterna vermelha» da Liga, mas parece estar a dar sinais de recuperação com José Mota, tendo em conta que soma cinco jogos sem perder, em todas as competições. É verdade que na Liga continua afastado dos triunfos, mas fica a sensação de que a equipa minhota está a encontrar alguma estabilidade, procurando agora dar o «salto» para resultados mais positivos.

AUSÊNCIAS:

Benfica: Salvio, Luisão, Eliseu, Sulejmani, Fejsa e Rúben Amorim lesionados; André Almeida e Enzo Pérez

Gil Vicente: Avto

DISCURSO DIRETO:

Jorge Jesus: «Não vai ser um jogo fácil. O Gil vem com a intenção de pontuar, a tentar retardar ao máximo o golo, a tentar sair em contra-golpe. O habitual em equipas que encontramos no nosso estádio.»

José Mota: «Será preciso ter a equipa tranquila, concentrada, inspirada e contar também com o fator sorte. Depois é esperar que o Benfica tenha um dia menos bom. É evidente que teremos de defender bem, mas tentaremos aproveitar os espaços que o nosso adversário deixar na retaguarda para, através de rápidas transições, tentar surpreendê-lo.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
O Benfica já recebeu o Gil Vicente em 17 ocasiões, para o principal escalão do futebol português, e venceu 13. A equipa de Barcelos conseguiu apenas dois triunfos, o último dos quais em 2005. Na época passada o Benfica venceu por 2-1, logo na segunda jornada, mas virando o marcador nos últimos minutos, com golos de Markovic e Lima.

EQUIPAS PROVÁVEIS:



Outros convocados: a lista só é divulgada no dia do jogo



Outros convocados: Caleb, Ricardo, Gladstone, Leandro Pimenta, Vítor Gonçalves, Paulinho e Marwan