O Sporting de Braga reagiu, em comunicado, às acusações de racismo deixadas por Lincoln, jogador do Santa Clara, e pelo próprio emblema açoriano, na sequência do jogo desta segunda-feira, que fechou a 24.ª jornada da Liga.

O emblema minhoto diz ter sido «surpreendido pelas acusações de racismo».

«Surpreendido não apenas pelo teor e gravidade das acusações – as quais refuta liminarmente -, mas também pelo facto de, nem durante nem depois do jogo, nenhum elemento afeto ao Santa Clara ter referido tais acontecimentos, de forma formal ou informal», refere o comunicado.

O Sp. Braga acrescenta ainda que se orgulha «de ser um clube inclusivo, de forte cariz social e solidário e que, ao longo dos seus mais de 100 anos de história, lutou arduamente contra todo e qualquer tipo de intolerância racial ou discriminação social».

Lincoln partilhou, nas redes sociais, mensagens de algumas pessoas que referiam que o jogador teria sido confrontado com adeptos a imitar sons de macaco. «Nada mais me surpreende», lamentou o jogador, que contou com o apoio do Santa Clara, em nota oficial.