O treinador do Marítimo afirmou que o dérbi madeirense com o União da Madeira é «um jogo como os outros», e acabou por reconhecer que a sua equipa tem mais «estatuto», mas Ivo Vieira destacou também que essa condição não ganha jogos.

«O dérbi tem um peso na Região mas é um jogo como os outros. Temos de estar alheios àquilo que acontece por fora e concentrarmo-nos naquilo que podemos fazer no jogo e conquistar os três pontos», assegurou nesta sexta-feira Ivo Vieira na conferência de imprensa de antevisão do jogo do domingo.

Com vontade de começar o campeonato a ganhar, o treinador considerou que o Marítimo tem uma «grandeza incomparável» em relação ao rival em «termos de instituição», mas deixou um aviso em relação ao «estatuto».

«Num dérbi, nunca há favoritos, mas vamos apadrinhar e, normalmente, os padrinhos são os que têm mais estatuto. Mas o estatuto não consegue ganhar jogos», alertou em declarações que foram reproduzidas pela agência Lusa.

Dando o exemplo do triunfo verde-rubro ao FC Porto para a Taça da Liga na época passada, Ivo Vieiria quer «evitar displicência» e durante a semana de trabalho insistiu na «concentração, organização e disciplina» por parte dos jogadores.

O União é recém-promovido à I Liga e as várias entradas no plantel colocam pontos de interrogação sobre os jogadores adversários, mas Ivo Vieira disse ter uma «ideia do valor da equipa no conjunto».

O Marítimo realiza o último treino sábado em Santo António, pelas 09:30, antes do anúncio dos convocados.

O dérbi realiza-se no terreno do União, na Ribeira Brava, às 16:00 de domingo, e tem a arbitragem de Duarte Gomes, de Lisboa.