O Nacional consumou a superioridade que mostrou em relação ao FC Porto na primeira parte ao sair para o intervalo a vencer por 1-0. A uma equipa que carrega consigo o título de campeão era pedido que reagisse no segundo tempo a uma exibição que desiludia.

Foi o que os portistas fizeram e o regresso do intervalo foi desde logo marcado por duas alterações na equipa. Os resultados verificaram-se quando ainda decorria o primeiro minuto da segunda parte. E os dragões chegaram ao empate.

A equipa de Manuel Machado não acusou o golo sofrido e não deixou também de se exibir ao nível que até então tinha ambicionado. E voltou a colocar-se em vantagem. O FC Porto é que melhorou e o jogo prometia ainda mais dadas as equipas que estavam a defrontar-se.

Ao minuto 58, João Capela considera que Ghazal derrubou Ricardo Quaresma na grande área do Nacional e assinalou penálti a favor da equipa visitante. O minuto seguinte, o 59, foi o momento da jornada 25. Quaresma cobrou o penálti, enganou Gottardi, que se lançou para o lado contrário da bola, mas esta não entrou na baliza. Foi devolvida pelo poste.

E o FC Porto não conseguiu empatar nesse lance. Nem o resultado voltou a ser alterado ficando no 2-1 (que estava) a favor do Nacional. Os portistas acabaram por sair derrotados da Madeira e a oito pontos do segundo lugar e a 15 do primeiro colocado.