Poucas horas depois de ter sofrido uma rotura total do tendão de Aquiles, no clássico entre Sporting e FC Porto, Helton foi sujeito a uma intervenção cirúrgica.

O capitão portista foi operado já nesta segunda-feira, no Hospital da Trindade, e contou com o apoio de Pinto da Costa e Antero Henrique. Os cirurgiões responsáveis pela operação foram o Prof. Leandro Massada e o Prof. José Carlos Noronha, informa o FC Porto no seu site oficial.

Os dragões acrescentam que a cirurgia decorreu sem complicações. O guarda-redes enfrenta agora uma longa paragem, que deve prolongar-se até ao final de 2014.

Aqui fica o comunicado do FC Porto na íntegra:

«Helton, guarda-redes e capitão do FC Porto, foi submetido esta segunda-feira a uma cirurgia ao tendão de Aquiles da perna direita, no Hospital da Trindade, no Porto. A intervenção cirúrgica, realizada pelo Prof. Leandro Massada e pelo Prof. José Carlos Noronha, decorreu bem, sem intercorrências, seguindo-se agora o plano de reabilitação adequado a este tipo de lesões.

​O guardião brasileiro lesionou-se no jogo entre Sporting e FC Porto, à passagem dos 63 minutos, motivando de imediato a sua substituição pelo compatriota Fabiano.»