Aos 36 anos, Iker Casillas é um dos mais titulados do planeta e um nome unânime na baliza do FC Porto. O espanhol está pelo terceiro ano no Dragão, depois de renovar o contrato no final da época passada.

Porquê? Casillas aponta dois motivos fortes para ter decidido continuar no FC Porto.

«Em primeiro lugar, as coisas correram-me bem nos dois anos anteriores. O FC Porto apostou em mim, ajudou-me a estar em cima. Estou satisfeito.»

«Em segundo lugar, porque estive aqui durante duas épocas e não consegui nenhum título. Sair assim seria um amargo de boca pessoal, e a nível do clube também.»

Casillas avançou estas explicações em entrevista ao Esporte Interativo, do Brasil. «O meu objetivo era conseguir títulos, ajudar o FC Porto a ser importante em Portugal e respeitado na Europa», continuou.

O experientíssimo espanhol procurou ainda explicar a recente falta de conquistas dos dragões.

«Enfrentámos rivais fortes, ombreámos com um Benfica sólido, mas a minha primeira época foi estranha. Mudámos de treinador e perdemos a final da taça nos penáltis.»

A entrada de Nuno Espírito Santo trouxe boas sensações, mas nem assim os troféus chegaram.

«Tivemos um bom comportamento na Liga e lutámos até ao fim com o Benfica. Deixámos fugir oportunidades... A nossa equipa era jovem e a do Benfica mais consolidada.»

Iker Casillas ainda referiu que o FC Porto entra «ambicioso» na Liga dos Campeões, mas «um pouco atrás do Mónaco» no favoritismo teórico.

Iker Casillas já tem 88 jogos oficiais de dragão ao peito.