Miguel Almeida, jovem central de 16 anos, tornou-se o terceiro jovem a trocar o Sporting pelo FC Porto nos últimos anos: o jogador terminou a época em Alcochete, ficou livre e mudou-se para a equipa de juvenis azul e branca.
 
Apesar do Sporting lhe ter manifestado a intenção de assinar um contrato de formação, Miguel Almeida preferiu seguir para o FC Porto, que também já tinha mostrado interesse no jovem central e que, curiosamente, até agora ainda não o convidou a assinar.
 
Miguel Almeida jogou vários anos no Sporting apenas vinculado pelo direito de inscrição na Federação Portuguesa de Futebol, condição que mantém para já no FC Porto.
 
Refira-se por fim que esta mudança do Sporting para o FC Porto ganha mais interesse porque Miguel Almeida foi notícia quando foi recrutado pelo clube leonino: aconteceu em 2007, quando tinha apenas oito anos, tendo-se tornado na altura na mais jovem contratação da história do Sporting.
 
Miguel Almeida era jogador da academia Bragafut, ele que é natural de Amares, tendo sido descoberto pelos olheiros leoninos com apenas oito anos.
 
O jovem esquerdino deu nas vistas num torneio em Vila Real de Santo António, tendo despertado logo a cobiça de Sporting, Benfica e FC Porto. O Sporting ganhou a corrida, mas devido à tenra idade deixou a criança continuar em Braga, pagando-lhe as despesas na escola Bragafut, as deslocações e as despesas médicas.
 
Quando completou 12 anos, então mudou-se para Alcochete. Nesta altura somava portanto oito anos de ligação ao Sporting, quatro deles passados na Bragafut e quatro em Alcochete. Aproveitando o facto de ser um jogador livre, mudou-se para o FC Porto.
 
Já trabalha no Olival e já foi até utilizado na estreia da equipa juvenil do dragão no campeonato nacional da categoria.