Filip Kostic e Groningen desencontram-se relativamente ao futuro do jogador.

O avançado quer sair já e olha para o Sporting como um bom progresso na carreira, o clube considera que deve ficar mais uma temporada e depois dar o salto para um grande clube europeu.

Enquanto isso o Sporting continua à espera, sendo certo que ainda não deixou de olhar para Kostic.

Mas por partes.

Antes de mais, Kostic. O avançado de 21 deu uma entrevista à rádio RTS, da Sérvia natal, na qual foi muito claro.

«Esta é a minha posição relativamente ao que se passa no momento», avisou. «Passei dois anos maravilhosos e muito proveitosos no Groningen. Progredi imenso física e mentalmente e tornei-me um jogador melhor. Estou muito grato às pessoas do clube, aos adeptos e a toda a gente.A última época foi a melhor da minha carreira e construí um nome no futebol europeu.»

«Apesar disso acho que este é o momento certo para mudar de ambiente edar um salto na minha carreira que me permita competir por um lugar na seleção da Sérvia», acrescentou.

«Sporting, FC Porto, Ajax, PSV, Estugarda, são todos clubes que todos os anos disputam as provas europeias. Portugal é um país é fantástico, especialmente para um jovem da minha idade, e o campeonato é muito competitivo. Todos sabem onde estiveram James Rodríguez, Di María, Matic ou Markovic antes de se tornarem jogadores mundialmente conhecidos.»

Groningen mantém-se intransigente

O Groningen, porém, tem uma opinião diferente.

Em declarações ao Maisfutebol, o diretor desportivo Hans Nijland diz que o clube está muito seguro que esta não é a melhor altura para o jogador se transferir.

O Sporting tem tentado, é verdade que sim, mas esbarra nesta intransigência.

«Dizem que me ia encontrar com o empresário do Kostic para falar do Sporting, mas isso não é verdade: não falei com ele. O último contacto que tive de pessoas do Sportinf foi na terça-feira da semana passada», referiu.

«Sinceramente, e esta é apenas minha opinião, acho que não é realista pensar que o Kostic pode ir para o Sporting. Ainda ontem me reuni com um outro clube para falar de Kostic, por respeito a esse clube não vou divulgar o nome, e as nossas ideias são bem mais coincidentes com as ideias desse clube.»

E que ideias são essas, afinal?

«O Kostic é atualmente um dos melhores avançados do campeonato holandês. Nós consideramos que ele progrediu muito e deve continuar a progredir. Queremos que fique connosco mais um ano, até final da época 2014/15, e depois sim possa sair para um clube de topo europeu.»

Hans Nijland acrescenta de resto que o sérvio está longe de ser um jogador barato.

«É caro, sim. Mas vale isso.»

Braço de ferro em perspetiva?

Ora o Sporting terá esbarrado precisamente na intransigência do Groningen em vender Kostic por um valor abaixo dos seis milhões de euros: um valor demasiado elevado para os cofres leoninos.

O clube holandês, como já se percebeu, não quer ver sair o jogador neste mercado e mostra-se por isso inflexível nas negociações. O jogador, por outro lado, quer dar o salto.

Este assunto está portanto longe de estar encerrado.

Filip Kostic é um extremo esquerdo, que também pode jogar como avançado, rápido e que se destaca pela capacidade finalizadora. Dono de um pé esquerdo muito forte, o jogador de 21 anos fez na última época 41 jogos e apontou 12 golos.

Natural da Sérvia, foi formado no Radnicki Kragujevac, de onde saiu com 12 anos para o Groningen. No clube do norte da Holanda cumpriu as duas últimas temporadas, embora só se tenha afirmado como titular na última.