O dérbi minhoto entre V. Guimarães e Sp. Braga, da 8ª jornada da Liga, agendado para sexta-feira, é de «risco elevado», segundo afirmou esta quinta-feira o Comando Distrital da PSP de Braga, em comunicado.

A força policial confirmou ainda que os adeptos bracarenses que se vão deslocar a Guimarães para assistirem ao jogo marcado para as 21h15 têm de sair das viaturas num local indicado por agentes da PSP no terreno, a pouco mais de um quilómetro do Estádio D. Afonso Henriques.

«Por razões de segurança, acessibilidade e garantia de acesso à prestação de socorro médico e de emergência, o local de parqueamento e desembarque de adeptos afetos ao Sporting de Braga efetuar-se-á em local que dista 1.100 metros do Estádio D. Afonso Henriques», esclarece a nota.

O Comando de Braga disse ainda ter planeado «um dispositivo policial com um número de efetivos habitualmente utilizados» em jogos com características semelhantes, apesar de não ter esclarecido o número de agentes.

Esse dispositivo, segundo a PSP, visa tanto questões de segurança dentro e fora do estádio, como os «condicionamentos de trânsito necessários à circulação automóvel no acesso às imediações do estádio».

O clube bracarense manifestou-se, também esta quinta-feira, preocupado com o plano de segurança traçado pela PSP, tendo dito que «estranha os obstáculos criados na deslocação e no acesso» ao estádio dos cerca de 1.500 adeptos arsenalistas que se esperam em Guimarães.

O Sp. Braga considerou «incompreensível» que os seus responsáveis de segurança não tenham sido contactados pela PSP de Guimarães, questionou o papel da Liga nesta questão e considerou também algo «insólito» a escolha pela PSP de «um ponto de reorganização da caixa de segurança situado a três quilómetros do Estádio D. Afonso Henriques».