Com poderes reforçados, Rui Vitória encontra-se a trabalhar com Flávio Meireles na constituição do plantel do V. Guimarães para próxima época. Dos jogadores que atualmente constituem o plantel, há cinco cujo vínculo termina este mês. Assis, David Addy, Tiago Rodrigues, Chris Malonga e Marco Matias são os jogadores cujo contrato expira nos próximos dias.

O caso que inspira mais cuidados é o de Marco Matias, uma vez que o processo de renovação já se arrasta há algum tempo. Depois de um distanciamento inicial em termos de verbas e um reaproximar que chegou a ter data prevista para a assinatura do novo contrato, Marco Matias e o V. Guimarães parecem estar de costas voltadas e sem reatamento à vista.

Recentemente, o empresário do jogador disse que Marco Matias estava a ser «mal tratado» em Guimarães e que estava mesmo relegado para a equipa B. Por sua vez, o presidente Júlio Mendes, questionado sobre a renovação do extremo, afirmou que só ficará no clube «quem demonstrar caráter».

Para além de Marco Matias, Assis também se encontra em final de contrato. O guarda-redes pretende continuar no clube, assim como já foi demonstrada vontade do clube em continuar a contar com o brasileiro. Contudo, Assis é representado por Luís Alves, empresário de Marco Matias, facto que está a condicionar as negociações.

Por sua vez, David Addy há muito que deixou de entrar nas contas do clube. Há muito que o jogador transmitiu a sua vontade de sair, pelo que nos últimos jogos foi preterido por Luís Rocha no onze inicial. Tiago Rodrigues está cedido pelo FC Porto, pelo que o seu futuro depende dos dragões.

O último caso é o de Chris Malonga, o extremo que chegou a Guimarães proveniente do Mónaco para representar o Vitória na temporada 2013/2014.

Sendo as saídas de Tiago Rodrigues, Addy e Marco Matias um dado praticamente adquirido, os casos de Assis e de Malonga são, para já, uma incógnita.