Primeiro Luisão, em White Hart Lane, agora Garay, na Choupana. No espaço de quatro dias, ambos os centrais do Benfica marcaram a dobrar, confirmando assim a importância não só na missão prioritária, mas também no plano ofensivo.

Em conjunto, os centrais titulares do Benfica já contribuiram com onze golos esta época: seis de Luisão e cinco de Garay. Um registo digno de um ponta de lança. De resto, no plantel só os avançados Lima, Rodrigo, Cardozo e Markovic têm mais golos do que qualquer um dos referidos defesas.

Luisão e Garay estão mesmo na perseguição à dupla mais concretizadora da história do clube, na contablidade de todas as competições. É que depois do «bis» do argentino frente ao Nacional, nesta segunda-feira, só fica um registo por alcançar: o recorde reporta à temporada de 1990/91, que contou com nove golos de Ricardo Gomes mais quatro de William.

Um total de treze golos da dupla de centrais, portanto, mas registado no final da época, claro, pelo que Luisão e Garay têm ainda cerca de dois meses e meio para o superar.

O patamar já alcançado

Na época passada os centrais do Benfica tinham conseguido apenas três golos (dois do argentino e um do brasileiro), e quatro na temporada anterior (dois de cada).

O registo mais alto dos últimos anos foi conseguido em 2009/10, por ocasião do último título, quando Luisão apontou seis golos e David Luiz contribuiu com outros três, para um total de nove.

Recuando mais alguns anos, para lá do recorde de 1990/91, encontramos outras épocas em que foi alcançado o registo atual de onze golos (contas finais, reforçamos).

A primeira ocasião foi em 1979/80, embora aqui com todos os golos da responsabilidade de um jogador apenas, Humberto Coelho, com Alhinho, o parceiro, a ficar em branco.

Três anos depois a situação foi muito idêntica, mas aqui com Humberto a ficar pelos dez golos, deixando um para António Bastos Lopes.

Depois, em 1988/89, foi uma dupla brasileira a chegar também à marca dos onze golos: Ricardo Gomes marcou oito, Mozer apontou três.

Luisão e Garay perseguem também o recorde pessoal

Chegar ao registo de dupla de centrais mais goleadora da história do Benfica pode permitir também que Luisão e Garay superem as suas melhores marcas pessoais.

O brasileiro está mais próximo, já que soma cinco golos, e o melhor registo são os seis golos de 2009/10. O argentino está ainda a três golos de distância, tendo em conta os nove tentos apontados pelo Racing Santander em 2006/07, mas sete dos quais de grande penalidade!