Gary Lineker, antigo avançado inglês e detentor do título de melhor marcador do Mundial de 1986, não hesita em dizer que neste momento só a seleção espanhola poderá ser campeã no Europeu de 2012, tendo em conta que a equipa de Vicente Del Bosque encarnou «um estilo que revolucionou o futebol».
«Os espanhóis apresentam um tipo de futebol que lhes permite disfrutar de 70 por cento de posse de bola em quase todos os jogos. Jamais tinha visto uma equipa a jogar assim», referiu Lineker, em entrevista ao site da FIFA.
O ex-internacional inglês não tem dúvidas em afirmar que as outras seleções tentam «copiar e imitar» o estilo de futebol espanhol e que «seria fantástico que se generalizasse esse tipo de jogo», possibilitando o «regresso do futebol bonito».
Enquanto jogador, Lineker tornou-se um símbolo de «fair play», tendo em conta que em dezasseis anos de carreira profissional nunca sofreu nenhuma sanção disciplinar. Vestiu as camisolas de clubes como o Barcelona, o Everton e o Tottenham, marcando mais de 300 golos no seu percurso. Na seleção inglesa, o ex-avançado inglês atingiu o marco de 48 golos, recorde superado apenas por Bobby Charlton, com 49.
Quanto ao campeonato europeu, Lineker comentou ainda que, «durante muito tempo se viu medo e negatividade» no futebol, mas que de repente apareceu «uma equipa que não sai do campo do adversário, tenta conservar a bola e disfruta, expressando a sua arte».
O atual comentador da BBC referiu que «para além da Espanha, a Alemanha está a ressuscitar com jogadores muito bons». «Quem sabe a Holanda seja outra seleção com possibilidades, bem como a França», concluiu.