Carlos Sainz está imparável no rally Lisboa-Dakar e somou este sábado a sua quinta vitória em etapas. O piloto espanhol da Volkswagen gastou 2h21m02s a cumprir a ligação entre Tambacounda (Mali) e Dakar (Senegal), a cidade que todos os participantes sonhavam pisar desde o início da prova.
O português Carlos Sousa voltou a provar estar a atravessar um excelente momento e foi o terceiro mais rápido da tirada, logo depois de Sainz e De Villiers (Volkswagen), gastando apenas mais 45 segundos que o vencedor.
Stephane Peterhansel (Mitsubishi), líder da geral, foi apenas 11ª na etapa, mas manteve a liderança, continuando a ser seguido de perto por Luc Alphand. Alphand está agora a 7m16s de Peterhansel, mas já não deverá ter hipóteses de recuperar esta diferença na última etapa, que se realiza este domingo no Lago Rosa, arredores de Dakar. Dos restantes portugueses, destaque para o excelente 10º posto obtido por Miguel Barbosa (Proto) e para o 23º de Nuno Inocêncio.
Nas motas, De Azevedo (KTM) foi o vencedor do dia, à frente de Czachor e Vinters, ambos em KTM. O melhor português foi Paulo Gonçalves (7º, a 11m27s), ao passo que Hélder Rodrigues foi somente o17º melhor, a 18m41s. Um resultado, ainda assim, suficiente para manter o quinto posto na classificação geral. Cyril Despres (KTM) continua a liderar, com Casteau e Blais logo a seguir. Paulo Gonçalves é 23º.