Já são 20 anos sem conquistar o campeonato inglês e, naturalmente, há várias interpretações sobre as causas que levaram ao afastamento do gigante Liverpool dos títulos. Os «reds» venceram por 11 vezes a Liga entre 1972 e 1990, mas, depois disso, apenas por uma vez (2009) conseguiram chegar ao segundo lugar. O título é que está mais difícil...

Ora, Jamie Carragher, um dos históricos da equipa, tem uma opinião muito própria sobre o assunto. Em declarações ao «Guardian» e depois de confessar a sua admiração por José Mourinho, Fabio Capello e Alex Ferguson, o defesa foi confrontado com a frase do técnico do Manchester United que apontou como objectivo afastar o Liverpool dos títulos internos.

«Se estivesse com ele diria que o Manchester United nunca afastou o Liverpool dos títulos. Isso é uma parvoíce. Quem o fez foi o Graeme Souness», atirou, lembrando, ainda, que o primeiro título ganho por Ferguson em Manchester (1992/93), foi conseguido numa corrida a três com Aston Villa e Norwich. O Liverpool, portanto, era já carta fora do baralho.

Graeme Souness, que em 1997 chegou ao comando técnico do Benfica, foi o treinador do Liverpool entre 1991 e 1994. Foi, portanto, o início da era do vazio.