Portugal conseguirá uma única medalha nos Jogos Olímpicos de Londres. Uma medalha de prata, que será ganha por Telma Monteiro. É a previsão da empresa de estatísticas Infostrada.
O contador virtual de medalhas é feito com base na variação das prestações dos atletas. Atualizado no início de cada mês, é publicado em vários jornais internacionais.
Nessas contas, os Estados Unidos deixarão Londres 2012 como campeões do medalheiro, com um total de 88 medalhas conquistadas (41 de ouro, 20 de prata e 27 de bronze). Segue-se a China, com 94 no total mas apenas 34 de ouro, e a fechar o pódio a Rússia, 81 medalhas 21 das quais de ouro. O quarto lugar é atribuido à Alemanha e a anfitriã Grã Bretanha só surge em quinto lugar, com 63 medalhas e apenas 17 de ouro.
De qualquer forma, no top cinco estão os suspeitos do costume. Em 2008 foi a China quem liderou o ranking de medalhas, seguida dos Estados Unidos. A Rússia foi terceira, a Grã Bretanha quarta e a Alemanha quinta.
A Portugal é atribuído um 62º lugar, com essa medalha solitária para a judoca Telma Monteiro, que em Abril se tornou campeã europeia na categoria de -57 quilos.
Depois das duas medalhas ganhas em Pequim, há quatro anos (ouro para Nélson Évora no triplo salto e prata para Vanessa Fernandes no triatlo), as expectativas portuguesas para Londres 2012 são bem mais baixas.
Nenhum dos dois medalhados de Pequim estará presente. Nélson Évora está lesionado e Vanessa Fernandes esteve afastada da competição por razões pessoais. Portugal tem neste momento 67 atletas apurados, mais três atletas com mínimos B na natação, que aguardam confirmação da presença.