Manuel Machado deixou muitos elogios ao Sp. Braga, nesta sexta-feira. O técnico do Nacional disse mesmo que o emblema minhoto «é um exemplo», sem que isso condicione a ambição de conquistar três pontos no duelo deste sábado.
«Temos de reconhecer que é o clube que, na última década, mais cresceu em Portugal. É hoje um exemplo, se quisermos, do que é uma administração. Tem uma boa robustez financeira e um bom desempenho desportivo. Tem havido a possibilidade de alcançar classificações brilhantes, tanto a nível nacional como internacional. Tem um grupo de trabalho com jogadores de alto nível, muitos deles internacionais, e uma boa orientação técnica, com um técnico experiente, muito conhecedor do campeonato», disse Machado em conferência de imprensa.
Machado falou, em suma, num adversário «muito difícil de ser batido». «Mas com base nos últimos desempenhos da equipa, temos possibilidades de ganhar este jogo, e não pensamos em mais nada», acrescentou.
No que diz respeito ao mercado de transferência, o técnico do Nacional assumiu a intenção de «dar uma cara ligeiramente diferente ao grupo de trabalho». «Neste momento há problemas na generalidade dos clubes, e o Nacional não foge a eles. Isso condiciona a qualidade do praticante e das equipas que é possível construir. Temos feito algum trabalho no sentido de tornar este grupo mais curto, mas mais qualificado», explicou.
Apostar na juventude é sempre uma alternativa possível, mas Manuel Machado defende que é preciso gerir essas situações com cuidado: «Temos alguns jovens com qualidade, mas que precisam de muito trabalho e paciência. Agarrar num desempenho e achar que está suficientemente cimentado para que esse jovem seja pedra basilar de uma equipa é ir no caminho errado.»