Hugo Viana arrumou as botas aos 33 anos, depois de vestir oito camisolas - mais a da Seleção - e ter jogado em quatro países diferentes.

O médio terminou a ligação ao Al Wasl no verão deste ano e decidiu terminar a carreira de jogador de futebol no Dubai. Hugo Viana revelou estar «reformado» na descrição pessoal de uma rede social e confirmou a decisão ao Maisfutebol.

Já no ano passado o ex-internacional português tinha dado uma entrevista ao nosso jornal dando a entender que a decisão poderia estar para breve, mas que tudo dependeria de duas certezas: não ter clube ou não se sentir bem fisicamente.

Para já, o médio não quer falar muito sobre o final da carreira, mas tem a decisão tomada.

«Se tiver de deixar o futebol em prol da minha família, deixo»

Hugo Viana, natural de Arcozelo, em Barcelos, deu os primeiros passos no futebol com a camisola do Gil Vicente e depressa despertou o interesse do Sporting. Rumou então a Alvalade, ainda em juvenil, e estreou-se na equipa principal dos leões, aos 18 anos, pela mão de Laszlo Boloni.

Foi a 1 de outubro de 2001 na receção ao V. Guimarães, em jogo da 6.ª jornada da Liga. Hugo Viana entrou aos 68 minutos, para o lugar de Paulo Bento, e terminou a temporada como um dos mais utilizados pelo técnico romeno e com a conquista da dobradinha 2001/2002.

Nesse ano foi ainda chamado pelo selecionador nacional, António Oliveira, para substituir Kenedy no Mundial da Coreia do Sul e do Japão, mas não jogou. Ainda assim, ao longo da carreira, somou 29 internacionalizações A por Portugal [91 no total], esteve no Mundial 2006, no Euro 2012 e participou nos Jogos Olímpicos Atenas 2004.

Hugo Viana: 10 anos depois, outra vez segunda escolha

Nas camadas jovens da seleção venceu o Campeonato da Europa de Sub-16, disputado em Israel no ano de 2000, título que junta ao campeonato e à Taça de Portugal pelo Sporting, à Taça da Liga pelo Sp. Braga em 2012/2013, e ainda à Liga dos Emirados pelo Al Ahli, em 2013/2014.

Para além dos clubes já referidos, Hugo Viana representou ainda o Newcastle - na primeira experiência no estrangeiro em 2002/2003, o Valencia e o Osasuna. Ou seja, jogou em Portugal, Inglaterra, Espanha e nos Emirados Árabes Unidos, e quase sempre com o número 45 nas costas. Só não o teve no Valencia [16 e 50], no Osasuna [20] e no primeiro ano no Al Wasl [8].

Aos 33 anos, depois de 15 temporadas, Hugo Viana despede-se do futebol com 454 jogos oficiais e 46 golos marcados pelos diferentes clubes por onde passou.