Renato Sanches só vai receber o prémio «Golden Boy» na noite desta segunda-feira, em Monte Carlo, mas num curto contacto com o «Tuttosport», jornal italiano que atribui a distinção, assumiu a felicidade sentida.

«Estou radiante. Este prémio tem um significado mundial. Mas mantenho os pés no chão, pois ainda tenho muito a aprender, principalmente com colegas fantásticos como Vidal, Xabi, Thiago e Kimmich. Dedico este prémio à minha família», começou por dizer o internacional português que o Bayern contratou ao Benfica este ano por 35 milhões de euros (valor fixo).

Renato Sanches falou ainda da Liga dos Campeões, mostrando-se convicto de que o Bayern vai erguer o troféu: «É a equipa mais forte do planeta.»

Mais tarde, em declarações à televisão do Bayern Munique, o médio internacional português aproveitou para estender os agradecimentos aos antigos companheiros no Benfica. «Acho que é um prémio merecido pelo que fiz no ano passado. Estou muito contente, quero agradecer à minha família, aos meus antigos colegas, que me ajudaram a conquistar este troféu: não é só meu, também é deles.»

Renato Sanches lembrou os jogadores de qualidade mundial que já foram galardoados com esta distinção (casos de Pogba e Messi) e colocou a fasquia bem alta. «Vou dar o meu meu melhor para chegar ao melhor nível possível e tentar ultrapassá-los ou ser igual a eles.»

Todos os vencedores:

2003, Rafael van der Vaart (Ajax)

2004, Wayne Rooney (Manchester United)

2005, Lionel Messi (Barcelona)

2006, Cesc Fàbregas (Arsenal)

2007, Sergio Aguero (Atlético de Madrid)

2008, Anderson (Manchester United)

2009, Alexandre Pato (Milan)

2010, Mario Balotelli (Manchester City)

2011, Mario Götze (Borussia Dortmund)

2012, Isco (Málaga)

2013, Paul Pogba (Juventus)

2014, Sterling (Liverpool)

2015, Martial (Manchester United)

2016, Renato Sanches (Bayern Munique).