Bernardo Silva atravessa atualmente um momento de ascensão no futebol. Produto das camadas jovens do Benfica, o médio nunca teve oportunidades na equipa principal dos encarnados e acabou por estabelecer-se no Monaco. A partir daí, o trajeto tem sido sempre ascendente, culminando com a chamada à seleção portuguesa.

Em entrevista à revista da Federação Portuguesa de Futebol, esta sexta-feira, o jogador falou do seu passado nos escalões de formação, considerando que as equipas B foram decisivas para o surgimento de vários jovens talentos.

«Foi criado durante muitos anos, no futebol português, o mito de que os jovens jogadores não estavam preparados. Sinceramente acho que é mesmo mito. Comprova-se isso com as equipas B. Benfica, Sporting e FC Porto têm miúdos que sobem dos juniores e acabam por formar das melhores equipas da segunda liga, que não é um campeonato fácil. Eles afirmam-se com relativa facilidade. Claro que precisam do seu tempo para se adaptar e ir subindo passo a passo, mas no essencial estão preparados.», referiu Bernardo, comparando a situação atual com aquela que viveu no Benfica.

«Acho que sim. Quando cheguei ao Benfica, com sete anos, sentia que as condições não eram as mais indicadas. Agora saio e vejo que todos os clubes portugueses dão excelente preparação aos seus jogadores. As equipas B foram um grande passo e estão a ajudar imenso os jogadores nessa tal transição. Era um espaço que faltava.»

Quando questionado sobre a sua chegada tardia às seleções jovens, Bernardo explicou que isso poderá estar relacionado com as poucas oportunidades dadas no clube da Luz.

«(…) O objetivo dos jovens é jogar no clube e na Seleção, é sempre um orgulho estar nas seleções jovens. Tive uma fase da minha formação em que jogava muito pouco no clube e isso tornava difícil o resto. Foram três ou quatro anos em que não era possível jogar na Seleção.», indicou.

Situação diferente é aquela que vive no Monaco, sob as ordens do também português Leonardo Jardim. Titular indiscutível da equipa monegasca, o jovem ambiciona com a presença no próximo Europeu de França, não descartando também a hipótese de sair do principado.

«Quero fazer uma boa época, adorava estar no Europeu, quero fazer uma época igual ou melhor que a anterior no Mónaco e, se tudo correr bem, depois logo se vê se devo ficar, se não devo…», revelou Bernardo, que se mostra confiante numa boa campanha da equipa das «quinas» no Euro 2016.

«Sabemos que Portugal tem grandes valores, quase todos jogam em grandes clubes da Europa, temos muita qualidade. Sabemos que não vai ser fácil porque há muitas seleções de alto nível, mas tenho a certeza de que esta equipa vai dar o melhor e conseguir os seus objetivos, que são tentar chegar o mais longe possível…e se possível sonhar com a final. Vamos ver.», terminou dizendo o médio.