Paulo Fonseca foi esta quarta-feira apresentado como treinador do Shakhtar Donetsk. «Para mim é um grande orgulho e felicidade ser o treinador de um clube como o Shakhtar. Quero agradecer ao presidente e ao clube pela oportunidade. Vamos tentar fazer o nosso trabalho o melhor possível», afirmou o treinador português.

«Vim para cá porque quero construir uma boa equipa e ganhar títulos. Esse é o nosso principal objetivo», frisou o técnico.

Questionado pelos jornalistas sobre se já tinha sido abordado pelo clube ucraniano quando o Sp. Braga o defrontou na Liga Europa, o técnico garantiu: «Não sonhava sequer que poderia vir a estar aqui. Tudo aconteceu depois daqueles jogos».

O técnico falou ainda sobre entradas e saídas. «É possível que haja algumas mudanças, mas neste momento eu estou plenamente satisfeito com os jogadores que temos. São jogadores bons e eu acho que por enquanto não precisarei fazer nenhuma mudança radical», frisou e falou sobre a hipótese de vir buscar Josué. «Vou ser sincero: por enquanto não existe essa hipótese, não foi considerada».

Paulo Fonseca foi ainda questionado sobre o facto de não ter ficado mais de uma temporada em nenhum clube. «Isso não tem nada a ver com o meu caráter. Na maioria das vezes, simplesmente aconteceu. E aconteceu sempre para melhor! Espero que o Shakhtar seja o ponto de viragem que me faça ficar a trabalhar por mais de um ano. Eu assinei por dois anos, mas espero ficar mais tempo».

E nem fugiu a questões difíceis, como «o que correu mal no Porto?». «Essa temporada que passei no Porto não foi muito bem-sucedida. Como já disse, não culpo ninguém, além de mim próprio. Mas, aparentemente, algo correu mal. Essas coisas acontecem no futebol, é normal. Basta olhar para as grandes equipas e treinadores. Olhe, por exemplo, o Mourinho não teve muito boa temporada no Chelsea. Agora o importante é eu pensar no Shakhtar e tentar crescer aqui. Mas gostaria de esclarecer que o ano que passei no Porto foi provavelmente o que mais me ajudou a evoluir na carreira».

O primeiro jogo oficial de Paulo Fonseca pelo Shakhtar será na Supertaça, frente ao Dínamo Kiev e o técnico mostra-se confiante. «Estou totalmente preparado para o primeiro jogo e sem receio nenhum. Acredito que, com o plantel que temos, conseguiremos alcançar bons resultados», afirmou, e revelou que o objetivo é «alterar a situação dos últimos anos», passando o Shakhtar para campeão e o Dínamo para segunda posição.