Maicon está confiante numa nova temporada recheada de sucesso. O central do F.C. Porto vê um grupo de trabalho compacto e ambicioso, e quer ser cada vez mais opção para Vítor Pereira.

«Estamos ainda melhores do que no ano passado. As expectativas são iguais, conhecemo-nos muito bem e só pensamos em conquistar muitos títulos», afirmou o brasileiro na superflash desta terça-feira.

Com Rolando e Nicolás Otamendi como os mais fortes concorrentes à posição de central, Maicon não quer desperdiçar a primeira oportunidade que tenha para se afirmar no onze: «Espero poder jogar ainda mais vezes e dar continuidade ao meu crescimento. A época passada já foi boa, joguei muitas vezes, mas claro que quero sempre estar dentro de campo.»

Recorde a crónica do F.C. Porto-SC Verl (3-1)

O mercado passa um pouco ao lado dos jogadores que integram o plantel e o defesa não foge à regra. Sobre o mesmo quem fala são os dirigentes. «Na minha opinião o sector defensivo esteve muito bem na última época e os jogadores que estão asseguram grande competitividade. Sobre entradas e saídas a direcção é que tem de se pronunciar», concluiu.

Talvez por isso, Maicon recuse entrar numa avaliação profunda sobre Felipe Lopes, o central que conheceu no Nacional da Madeira e que anda na órbita azul e branca há algum tempo. «É um bom jogador», limitou-se a dizer, visivelmente desconfortável.

Cartas em cima da mesa, plantéis em construção, uma época para conquistar. A estabilidade da estrutura dos campeões nacionais pode, afinal, fazer toda a diferença. «O nosso favoritismo tem de ser demonstrado em campo. Se jogarmos o nosso futebol estou certo que seremos o mais forte dos candidatos.»

Maicon tem 22 anos e inicia a terceira temporada no F.C. Porto. Em 2010/11 fez 37 jogos oficiais (33 a titular) e marcou três golos: dois no campeonato e um na Liga Europa.