O FC Porto é o segundo clube português na lista de mais ricos do mundo e está entre os 40 primeiros, apurou o Maisfutebol. O Benfica é 21º, o primeiro abaixo da lista de 20 clubes divulgada no estudo «Money Football League» da Deloitte, liderado em 2012, mais uma vez, pelo Real Madrid.

Os «encarnados» geraram 102,5 milhões de euros de receitas, compreendendo verbas de bilheteira, direitos de televisão e direitos comerciais. As receitas extraordinárias como transferências de jogadores não são contabilizadas neste estudo.

A Deloitte salienta no relatório que o Benfica é o clube mais rico fora das cinco principais Ligas europeias e que consegue esses números graças a «uma forte base apoiante, excelentes condições no Estádio da Luz e pela participação na Liga dos Campeões».

A lista que se segue aos 20 primeiros integra ainda, além de Benfica, At. Madrid (99.9), Werder Bremen (99.7), Aston Villa (99.3), Newcastle (98.0), Ajax (97.1), Estugarda (95.5), Everton (90.8), West Ham (89.1) e Sunderland (87.9).

Abaixo deste ranking não foram divulgados valores, mas o Maisfutebol sabe que o FC Porto entra na categoria dos 40 mais ricos. O Sport Business Group da Deloitte, responsável pelo estudo, não apresenta registos para mais clubes portugueses.