Vítor Hugo podia ser apenas um dos cerca de três mil espectadores do jogo de treino do Benfica com o Coruchense. Para muitos dos que assistiram à vitória das águias foi, mas para quem o reconheceu não. Apesar dos óculos escuros para tentar disfarçar a cara a verdade é que algumas pessoas o recolheceram e este jovem estudante de 20 anos não se livrou de ouvir algumas brincadeiras do tipo: «Estás aqui infiltrado.» A verdade é que foi infiltrado, mas pouco. Sem qualquer bloco de notas, o filho de José Peseiro assistiu tranquilamente ao teste do Benfica antes do importante jogo de Alvalade. Tudo num clima de boa disposição.
O desafio foi feito pelo Maisfutebol. Vítor Hugo, o filho mais velho do técnico do Sporting, aceitou de imediato. Olhou para a equipa escalonada por Trapattoni, e que poderá ser frente ao Sporting, mas garantiu que não vai falar do que viu ao pai porque, diz, ele não precisa. «Sabe tudo sobre o Benfica».
Paulo Almeida foi a novidade no onze do Benfica, mas Vítor Hugo não se alongou em comentários sobre os prováveis titulares: «Não estou preocupado com a equipa que o Benfica vai apresentar porque o Benfica é que se tem de preocupar com o Sporting e não o contrário.»
Questionado sobre os motivos que o levaram a espiar o inimigo Vítor Hugo afirmou entre sorrisos: «Porque o Maisfutebol me convidou.» Mais a sério prosseguiu: «Foi um bom treino e foi muito bom para a divulgação da terra. Tive curiosidade de vir e também porque quis ver o meu amigo André Forca (ponta-de-lança do Coruchense) jogar. Mesmo que o Benfica não fosse jogar contra o Sporting teria vindo ver desde que fosse contra o Coruchense, porque é a equipa da minha terra e sempre que o meu pai não tem jogo vou vê-los jogar.»
A vitória do Benfica por 5-0 foi completamente indiferente para Vítor Hugo, que até sorriu quando Mantorras marcou. Não é para menos. O angolano comemorou efusivamente o golo, depois de longos meses lesionado.
«O meu pai está apto para treinar qualquer clube do Mundo»
Vítor Hugo está convencido que o Sporting vai ganhar no sábado, ou não fosse ele um «sportinguista ferrenho» como gosta de afirmar. Desde pequeno que vibra com o clube de Alvalade. «O Sporting vai ganhar», disse convicto: «Acho que vai ganhar 1-0 e até pode ser com a mão. Desde que o árbitro não veja... O importante são os três pontos», referiu humorado.
O filho de José Peseiro admitiu que «não será um jogo fácil como nenhum o é» mas como «o Sporting tem o plantel mais forte de Portugal e é a melhor equipa» não tem dúvidas que a festa será verde e branca, e sublinha: «Este ano a tradição muda e quem está a jogar melhor vai ganhar, por isso será o Sporting».
Um vitória em Alvalade dará aos leões uma vantagem de três pontos sobre o Benfica. Mas, o filho do técnico leonino sustentou que «o jogo não vai decidir nada pois para além do derby faltam ainda 18 jornadas para o final do campeonato».
Vítor Hugo ficou radiante por o pai ir treinar o Sporting. «Depois do Real Madrid imaginei que fosse possível. Antes nunca tinha pensado nisso porque nunca o tinha visto a trabalhar numa equipa grande, com outros recursos. Agora, depois do Sporting, acho que ele está apto para treinar qualquer clube do Mundo», referiu, confessando ainda que a responsabilidade aumentou para José Peseiro: «É um trabalho mais difícil porque tem de ganhar sempre. Já não tem apenas de fazer o melhor, mas para o meu pai é melhor.»
Para além de Vítor Hugo, Luís Peseiro, um dos irmãos de José Peseiro, também assistiu ao jogo de treino do Benfica, ou não estivessem as águias a apenas 20 kms da terra do técnico leonino. Será uma vantagem para os leões?