Claude Makelele não jogou no Estádio da Luz no jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa entre o Benfica e o Paris Saint-Germain, mas está convocado para o segundo jogo desta quinta-feira, no Parque dos Príncipes, e, na antevisão da partida decisiva, mostrou-se um bom conhecedor do futebol português, falando de Figo, Rui Costa e José Mourinho.

No entanto, o antigo internacional francês começou por cometer uma pequena «gaffe» no início da conferência. «Benfica? É uma equipa que joga muito bem, domina o campeonato português, está à frente do F.C. Porto e isso quer dizer...». As reticências correspondem à pausa que o jogador fez perante o ar surpreendido do treinador Antoine Kombouaré que estava ao seu lado na conferência de imprensa. Sem ser preciso dizer nada, o capitão do PSG corrigiu-se a ele próprio. «Ah, sim, enganei-me, estão em segundo», referiu, sorridente, antes de prosseguir. «Têm um meio-campo muito técnico, com um bom ataque a vantagem do resultado da primeira mão», acrescentou.

Makelele fez depois um resumo dos contactos que manteve com portugueses ao longo da sua carreira. «Tive a oportunidade de jogar com três grandes jogadores portugueses, como Figo no Real Madrid. Com Rui Costa, que foi um prazer vê-lo jogar, tive a oportunidade de conversar com ele esta tarde no Parque dos Príncipes, foi muito enriquecedor. Falámos sobre a sua reconversão de jogador para dirigente, foi interessante», destacou.

A finalizar, uma palavra para José Mourinho sobre quem Makelele tinha deixado críticas na autobiografia que escreveu há dois anos sobe o período em que conviveram no Chelsea. «Foi um pequeno mal-entendido que se passou no final da sua passagem pelo Chelsea. É verdade que há uma frase em que falo sobre o Mourinho no meu livro, mas foi apenas sobre a fase final. Mourinho foi um treinador que apreciei muito. Foi alguém que deu um grande contributo na minha carreira», contou sem rancores.