O Málaga, adversário do F.C. Porto nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, é um novo rico que não para de crescer. A quinta de Eliseu e Duda atinge proporções consideráveis, nesta altura.

Longe de apresentar um nome temível para os seus adversários, importa olhar para este Málaga sem sobranceria. Afinal, a equipa ocupa atualmente o 4º lugar na Liga espanhola, a apenas 5 pontos do Real Madrid, e terminou o seu grupo no primeiro lugar.

Hulk que o diga. O avançado saiu do F.C. Porto para representar o Zenit e viu-se afastado da Liga dos Campeões por este mesmo Málaga. No Grupo C, os espanhóis somaram 12 pontos, contra 8 do AC Milan e 7 do Zenit. O Anderlecht terminou com 5.

O Málaga começou a fase de grupos com um registo extraordinário, três vitórias em igual número de jogos. Bastaram três empates até final para garantir o primeiro lugar.

No campeonato espanhol, o adversário do F.C. Porto é apenas superado por Barcelona, Atlético de Madrid e Real Madrid. Com 28 pontos em 16 jogos, o Málaga está empatado com o B

Bétis de Sevilha na tabela classificativa.

O Sheik Abdullah bin Nasser bin Abdullah Al Ahmed Al Thani, do Qatar, assumiu os destinos do clube em 2010. Esse facto permitiu ao Málaga contratar vários nomes de peso. Contudo, houve períodos de instabilidade financeira deste então. Eles persistem.

O clube andaluz reencontra uma equipa portuguesa nas competições europeias. No único confronto, foi eliminado pelo Boavista nos quartos-de-final da Taça UEFA, na temporada 2002/03. Uma vitória pela margem mínima para cada lado e sucesso axadrezado nas grandes penalidades.

A proximidade com Portugal é, de qualquer forma, notória. Onyewu e Saviola foram da Liga lusa para o Málaga, neste verão, enquanto Edinho está na Académica por empréstimo da formação espanhola.

Eis o plantel atual

Guarda-redes:

Carlos Kameni

Willy Caballero

Pol

Defesas:

Jesus Gámez

Weligton

Demichelis

Nacho Monreal

Sergio Sánchez

Oguchi Onyewu

Jurado

Médios:

Ignacio Camacho

Joaquín Sánchez

Jérémy Toulalan

Manuel Iturra

Duda

Eliseu

Francisco Portillo

Diego Buonanotte

Isco

Recio

Avançados:

Júlio Baptista

Javier Saviola

Sebastián Fernández

Roque Santa Cruz

Juanmi

Fabrice Olinga