O Manchester City foi este sábado derrotado pelo Orlando Pirates por 2-0, em jogo particular realizado no Estádio Peter Mokaba, em Polokwane, na África do Sul, e inserido no Torneio Vodafone Challenge.
Os Citizens têm sido dos clubes mais activos no mercado, tendo já contratado jogadores como o paraguaio Roque Santa Cruz e o argentino Carlos Tévez, que não entraram na lista oficial de jogo. A derrota tem tanto de estrondosa, como de indiscutível, uma vez que os Pirates desperdiçaram inúmeras oportunidades e estiveram perto do terceiro golo, com um remate ao poste.
O primeiro golo surgiu aos 36 minutos, de grande penalidade, por intermédio de Thwala. Aos 56, o estreante Phenyo Mongala fechou o resultado para os Buccaneers. O médio natural do Botswana marcou de longe, depois de ter entrado minutos antes em campo, deixando desesperado o guarda-redes Stuart Taylor.
A três minutos do fim, o poste salvou o City de um resultado ainda mais constrangedor, após um remate do também suplente utilizado Reason Chiloane.
Tevez e Santa Cruz deverão ser utilizados no segundo jogo do Torneio, frente ao Kaiser Chiefs.