O Tottenham perdeu com o Manchester City por 4-3, mas apurou-se para as meias-finais da Liga dos Campeões devido ao critério dos golos marcados fora, já que tinha vencido na primeira mão por 1-0.

A precisar de marcar para empatar a eliminatória, o Manchester City, com Bernardo Silva a titular, entrou em campo declaradamente a atacar, o que levou a um início de jogo avassalador com quatro golos em 11 minutos.

Sterling abriu o marcador aos 4 minutos e deixou os adeptos dos «citizens» em festa, mas o Tottenham respondeu através do suspeito do costume Son Heung-Min que marcou dois golos quase seguidos, primeiro aos 7 minutos e depois aos 10’, com dois remates sem hipóteses para o guarda-redes Lloris.

Apenas um minuto depois, Bernardo Silva empatou a partida após um lance genial criado e finalizado pelo internacional português que voltou a colocar os «citizens» dentro da eliminatória.

A equipa de Guardiola continuou a pressionar alto e consumou a reviravolta ao minuto 21, por intermédio de Sterling, que marcou o segundo golo no jogo.

Na segunda parte, o Manchester City entrou decidido a resolver a eliminatória a seu favor e «encostou» os «spurs» à defesa e aos 59 minutos apareceu o talento de Kevin De Bruyne que assistiu Aguero para uma finalização clássica.

A formação de Pochettino «acordou», mas não conseguia travar a velocidade dos atacantes da formação de Manchester. O conjunto londrino conseguiu sacudir a pressão à entrada para o último quarto de hora e o golo decisivo acabou por surgir na sequência de um canto, através de uma finalização de Llorente, que obrigou o árbitro Cuneyt Çakir a recorrer às imagens do VAR para decidir a legalidade do lance.

O Tottenham optou então por «estacionar o autocarro» à frente da baliza para segurar a vantagem nos últimos minutos do jogo. Já no período de descontos, Sterling voltou a marcar, aquele que seria o terceiro golo no jogo e daria o apuramento ao conjunto de Manchester, mas o lance foi invalidado por fora de jogo de Aguero, decisão que deixou os adeptos caseiros em total desespero.

Os «spurs» regressam assim às meias-finais da Liga dos Campeões, fase em que já não estavam desde a temporada 1961/62, tendo sido eliminados pelo Benfica, que acabou por conquistar a prova.

Para chegar à final da prova no Estádio Metropolitano, em Madrid, o Tottenham vai ter pela frente o sensacional Ajax, que já eliminou os «tubarões» Real Madrid e Juventus nesta edição da competição.