* por Pedro Morais

No final da temporada passada, Sir Alex Ferguson anunciou a retirada do comando técnico do Manchester United, ao cabo de 27 temporadas e 38 troféus.

O mítico treinador escocês deixou em aberto um lugar que foi seu entre 1986 e 2013 e no qual se tornou no mais bem-sucedido técnico de sempre a atuar em Inglaterra.

Ferguson conquistou 13 títulos da Premier League, cinco Taças de Inglaterra, quatro Taças da Liga, 10 Supertaças, duas Ligas dos Campeões, uma Taça Uefa, uma Supertaça Europeia, uma Taça Intercontinental e um Mundial de Clubes. Um legado invejável e dificilmente igualável.

Fergie
anunciou a saída mas não deixou o cargo em mãos desconhecidas. Ou será que sim? O sucessor para o lugar de treinador dos red devils foi recomendado por Sir Alex: o também escocês, David Moyes, que ao longo de 11 épocas orientou (e bem) o Everton.

Mas a aposta do mítico treinador tem-se revelado pouco certeira. Moyes está a conduzir o Manchester United a uma das piores temporadas do clube desde o arranque da Premier League. Os números falam por si e os recordes quebrados também.

Desde 92-93, ano de estreia da Premier League, o mínimo de pontos obtidos pelos red devils foi de 75 (1996-97/2003-04). Até ao momento, o United de David Moyes soma 48 pontos ao cabo de 29 partidas, pelo que, na melhor das hipóteses, só pode igualar esse registo.

Convém, todavia, relembrar que os comandados de Moyes não têm um calendário fácil, vão receber o Manchester City e têm deslocações aos terrenos de Newcastle e Everton, pelo que esse recorde pode ser quebrado esta temporada.

As nove derrotas registadas até ao momento igualam o maior número de derrotas do Manchester United na Premier League (2001-02/2003-04), mas é altamente provável que esse seja outro recorde a ser ultrapassado. Para que tal não aconteça, o United não pode perder mais nenhuma partida das nove que faltam jogar.

A prestação em jogos em casa pode ser outros dos recordes a cair. O pior registo dos red devils em casa foi em 2001/2002, onde alcançaram 11 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, num total de 35 pontos de 57 possíveis.

A faltar cinco jogos em Old Trafford, os campeões em título levam 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, somando 21 pontos, pelo que têm de vencer as cinco partidas para não obterem a pior prestação em casa de sempre ao cabo de 21 anos de Premier League.

Em 2013/2014 o Manchester United pode bater também o maior número de golos sofridos numa temporada de Premier League. O pior registo remonta às épocas de 99/00 e de 01/02, onde sofreram 45 golos ao cabo de 38 partidas. Com 29 jogos realizados até ao momento, a equipa de David Moyes viu as suas redes abanarem por 34 vezes.

Para além de tudo isto, os campeões podem obter a pior classificação de sempre na Premier League, que nos leva uns anos atrás, até 01/02, 03/04 e 04/05, com três terceiros lugares. Os Red Devils encontram-se no sétimo lugar do campeonato, a 14 do Arsenal, atual terceiro classificado.

Só um milagre colocaria os atuais campeões no pódio. Mais grave: o Manchester United pode, pela primeira vez, desde 94/95, ficar de fora da Liga dos Campeões e, na pior das hipóteses, pela primeira vez de fora das competições europeias.

É de destacar, também, as derrotas surpreendentes sofridas esta temporada:

4-1 em casa do rival Manchester City - a mais pesada desde 1989;
1-2 na receção ao West Brom - a primeira vitória dos Baggies em Old Trafford desde 1978
0-1 na visita do Everton a Manchester –Toffees garantem triunfo que escapava desde 1992
0-1 na receção ao Newcastle, o primeiro triunfo dos Magpies em casa dos red devils em 41 anos
1-2 na visita do Swansea, com a primeira vitória de sempre dos Swans em Old Trafford
2-1 na deslocação ao terreno do Sunderland – primeira vez desde 2001 que o United regista três derrotas consecutivas
2-1 em Stoke-on-Trent – Primeira vitória da equipa de Stoke sobre os red devils para o campeonato desde 1984
2-0 frente ao Olympiakos na Grécia – primeira equipa grega a vencer o United numa competição europeia.

Esta temporada os comandados de David Moyes levam apenas 23 vitórias em 43 jogos, pelo que venceram pouco mais de metade das partidas realizadas.

Com David Moyes ao leme o United está a realizar uma das piores temporadas desde 92-93 e já viu muitos recordes serem quebrados e corre o risco de bater muitos outros, visto que a época ainda não acabou.