* enviado especial a Manchester

Joel Pereira é o único jogador português que integra o plantel principal do Manchester United, de José Mourinho.

O Maisfutebol está em Inglaterra para acompanhar o jogo dos red devils com o Benfica e falou em exclusivo com o internacional sub-21, de quem Mourinho disse um dia ter potencial para ser o melhor guarda-redes português desta geração.

Nascido na Suíça, filho de emigrantes de Cabeceiras de Basto, Joel Pereira optou aos 17 anos jogar pela seleção das quinas.

Representar Portugal ou a Suíça foi uma escolha que fez aos 17 anos. Nunca hesitou?

Não foi um momento de hesitação. Tenho imenso respeito por aquilo que na Suíça fizeram por mim. Por causa disso, foi um pouco mais difícil. Mas toda a gente com quem falei, incluindo os meus pais, me diziam que tinha de ser eu a decidir. Com todo o respeito pela Suíça, sempre me senti português e quis jogar por Portugal. Foi uma decisão emocional. Eu sempre quis representar Portugal.

Começou agora a assumir a baliza dos sub-21. Aquela derrota na Bósnia abalou?

Foi um mau resultado, ainda para mais porque não se perdia há muitos anos. Mas estamos na luta pelo apuramento.

Também esteve nos Jogos Olímpicos com Rui Jorge. Aquilo é um ambiente um pouco diferente daquilo que os futebolistas estão habituados?

Uma experiência única. Acho que aquilo só se vive uma vez na vida. Obviamente, já estive com vários futebolistas famosos. O Ronaldo, o Messi. Mas ali era diferente. Via o Usain Bolt, o Phelps. E apercebi-me do esforço incrível que os outros atletas fazem.

Quando se olha para a seleção AA, vê-se Rui Patrício e Anthony Lopes e, provavelmente, como terceira opção o José Sá. Considera que tem capacidade para lutar com eles?

Tenho de ter respeito por eles. Eu estou nos sub-21 e estou a começar agora esse caminho. Não escondo que tenho esse sonho, mas, como disse, tenho de os respeitar.

Joel Pereira: «Fui eu que quis ficar no United»

Joel Pereira: «Só quero provar que Mourinho tem razão sobre mim»

Joel Pereira: «Quem são os guarda-redes que têm a minha oportunidade?»