Manchester United e Arsenal vão defrontar-se mais uma vez na Taça de Inglaterra. Na História da mais antiga prova de futebol do planeta será a 14ª ocasião que «red devils» e «gunners» estão frente a frente. Curiosamente, dois dos emblemas mais prestigiados e medalhados de Inglaterra só jogaram duas finais da FA Cup: uma memorável, a outra para esquecer (recorde em vídeo).

O primeiro confronto data de 1905/06, quando o Manchester United já tinha perdido a antiga designação de Newton Heath e o Arsenal ainda era de Woolwich, no Sul de Londres. No entanto, a primeira final chegou apenas em 1978/79. E com o ManUtd ao barulho, era esperada emoção perto do último apito do encontro.

Antes da final da Liga dos Campeões com o Bayern Munique, em Barcelona, em 1999, os «red devils» provaram um pouco do próprio veneno. Em Wembley, o Arsenal dominou o encontro e aos 86 minutos vencia por confortáveis 2-0. Fiel à História, o United marcou aos 87 e aos 88. Igualdade no placard, com o relógio já nos 89. A reacção londrina, porém, não podia ser mais fatal e Alan Sunderland deu o triunfo aos «gunners» no instante seguinte. O jogo ficou para a eternidade como «a final dos cinco minutos».

Wembley estava em obras e, assim, em 2004/05, o Millenium Stadium, em Cardiff, recebeu a decisão da Taça de Inglaterra. O United dominou de princípio a fim, num jogo fraco, sem grande emoção, com o nulo a imperar até às grandes penalidades. Venceu o Arsenal e esse é, até à data, o último troféu conquistado pelo clube.

Quem foi o único português a marcar?

Os confrontos entre United e Arsenal vão, no entanto, muito para além das finais. O mais memorável de todos será o do golo de Ryan Giggs, no prolongamento do «replay» das meias-finais de 1998/99, num jogo emocionante, com expulsões e uma grande penalidade defendida por Peter Schmeichel.

Quanto a portugueses, só um entra no historial de duelos de «red devils» e «gunners» na Taça de Inglaterra: Nani é o autor do único golo luso (Ronaldo marcou na decisão por penalties em 2004/05). O camisola 17 do United é ausência de peso para a partida deste sábado, mas pode sempre recordar o último jogo entre as duas equipas na prova, em 2007/08: o United venceu por 4-0 e Nani apontou o terceiro.

A final de 1978/79



Os penalties da final de 2004/05



O golo de Nani