A mudança de treinador no Marítimo provocou também uma mudança de esquema de treino. Esta quinta-feira, na última sessão de preparação para o jogo com o Sporting, o espanhol Alberto Pazos esteve cerca de 40 minutos a ver um compacto de vídeo sobre o adversário leonino com os seus jogadores, antes de se iniciar o trabalho no relvado.
Como a partida com o Sporting é só esta sexta-feira à noite, o treinador não deu espaço a grande molezas no treino. Trabalhou aspectos de pressing defensivo e transição defesa-ataque e afinou uma nova estratégia para tentar surpreender o adversário. Apostou num 4x3x3, onde a novidade foi a colocação de Filipe Oliveira no meio campo, no lugar de Marcinho, com Lipatin a desempenhar o papel de homem mais avançado.
Mais tarde, porém, numa segunda parte da solução, que parece também mais credível, experimentou Filipe Oliveira como lateral direito, entrando Kanú para o lugar de Douglas e Marcinho para o meio-campo. Zé Gomes foi então o sacrificado. Mbesuma ocupou o posto de Lipatin. Desta forma, enquanto defende, o Marítimo fica num 4x4x2.
De qualquer das formas, é de acreditar que o Marítimo se apresente em Alvalade com Marcos; Zé Gomes, Alex, Milton do Ó e Evaldo; Wênio e Olberdam; Douglas, Marcinho e Luís Olim; Mbesuma. Para concluir a sessão onde houve empenho e ninguém se poupou, o líder maritimista afinou aspectos de finalização após trabalho de organização ofensiva.